Está em teletrabalho? Siga as dicas Adecco para aproveitar o tempo extra

teletrabalho transportes

É uma das pessoas que se viu obrigada a recorrer ao teletrabalho durante os últimos meses devido à COVID-19? Se sim, esta notícia é para si.

Publicidade
Loading...

A Adecco divulgou algumas dicas que ajudam as pessoas a aproveitarem bem a média de 52 minutos que a especialista estima é o tempo despendido habitual e diariamente em transportes. 

De acordo com a marca e alguns estudos divulgados pela mesma, a média de 52 minutos por dia que as pessoas poupam por não se deslocarem, foi muitas vezes imediatamente absorvida por trabalho adicional e menos produtivo.

Por exemplo, muitos de nós relataram ter ficado presos em mais reuniões durante a pandemia do que antes – reuniões que, em vez de conduzirem a uma colaboração criativa, foram maioritariamente dominadas por discussões de “estabelecimento de agenda”.

teletrabalho dicas
Está em teletrabalho? Siga as dicas Adecco para aproveitar o tempo extra 6

Com base no tema siga algumas dicas do que pode ser feito, tanto no trabalho como em casa, para garantir que essa poupança de tempo, seja útil para prosseguir atividades significativas, que tornam as pessoas verdadeiramente felizes.

1. Crie a sua própria viagem de ida e volta

Seja numa simples volta no exterior, de 15 minutos, ou menos, seja a planear o seu dia.

2. Dê a si mesmo um “Feierabend”

Encontre um ritual que possa marcar o fim do seu dia de trabalho e dar-lhe algo pelo qual ansiar. Na Alemanha o ritual está associado ao momento de pausa normalmente acompanhado por uma cerveja alemã, mas termine o seu dia com algo especial, uma corrida, um café ou um gelado, o que mais lhe agradar, e cumpra-o.

3. Reduza a sua carga de teletrabalho para um “must win” diário

Esteja focado no seu objetivo do dia e não se distrai com emails ou WhatsApp. Isto evita que se afogue em teletrabalho e que tenha um objetivo claro.

4. Marque o “tempo proativo” no seu calendário

A marcação diária de um bloqueio na agenda, no qual desliga todas as distrações e se concentra em tarefas específicas, ajuda as pessoas a sentirem-se mais eficazes e menos sobrecarregadas.

5. Recupere o social do distanciamento social

As estratégias acima referidas podem ajudá-lo a recuperar algum do seu tempo. Mas mais tempo em si não faz sentido – é o que se faz com ele que importa.

Está a usar o seu novo tempo livre para começar a exercitar-se, ou a voluntariar-se? Tal como o agendamento proativo durante o dia de teletrabalho, recomendamos que seja proativo no agendamento de atividades de lazer ativas após o trabalho.

6. Experiencie técnicas de gestão do tempo de execução

Mesmo depois das restrições pandémicas serem levantadas, é uma boa ideia continuar a experimentar novos esquemas de gestão do tempo para ver o que funciona melhor para si.

Outros artigos interessantes:

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.