IPTV na Europa leva golpe duro! Mais de 5500 servidores pirata desativados

IPTV na Europa

O mundo alternativo dos serviços IPTV na Europa cresceu de forma impensável, com milhares de servidores pirata disponíveis, levando as muitas operadoras ao desespero.

Publicidade
Loading...

Este tipo de serviço permite aos utilizadores terem acesso a transmissões ilegais de conteúdo, de forma simples, prática e com custos extremamente reduzidos.

Agora, foi confirmado pela Eurojust que em ação conjunta com a Interpol, levaram acabo uma operação que resultou na desativação de mais de 5,500 servidores pirata que disponibilizavam acesso ilegal a canais de TV pagos, filmes e séries.

IPTV na Europa tornou-se sinónimo de pirataria

Ao longo dos anos, os serviços de IPTV na Europa que dão acesso a transmissões pirata de canais, apresentaram melhorias incríveis. Atualmente, muitos deles conseguem garantir uma qualidade e estabilidade muito próxima do que oferecem as operadoras.

De certa forma, é compreensível a tentação de subscrever a um destes serviços, considerando que muitas vezes o seu valor anual é pouco mais caro que pagamento mensal de pacotes de canais desportivos.

IPTV na Europa: milhões de euros em lucros para servidores piratas
Milhões de euros em lucros para servidores piratas

Ainda assim, os riscos que este tipo de serviço traz para os seus clientes são muitos. Também os utilizadores que subscrevem IPTV pirata estão sujeitos a ações judiciais pesadas.

IPTV pirata tem lucros inacreditáveis só na Europa

Mesmo sem considerar o resto do mundo, onde os serviços piratas também continua crescer, o lucro gerado apenas na Europa é cada vez maior.

Acredita-se que atualmente, este negócio de pirataria está a render mais de mil milhões de euros por ano.

No caso específico dos servidores encerrados durante a recente operação conjunta da Eurojust e Interpol, já teriam conseguido angariar mais de 10,7 milhões de euros em lucro.

O que é IPTV?
Televisão online é um negócio muito lucrativo

O que é IPTV?

Atualmente, IPTV (Internet Protocol Television) é uma das mais populares tecnologias para a transmissão de televisão em muitos países. Os grande motivos para esta transição da TV por cabo para IPTV é a sua estabilidade, qualidade e versatilidade.

Com a considerável evolução na qualidade da internet disponibilizada, este tipo de serviço passou a ser uma opção viável também para operadoras. Ao utilizarem IPTV para os seus serviços, passam a conseguir facilmente dar acesso a todos os serviços em várias plataformas, em vez de ficarem limitadas à televisão.

Mas, como em quase tudo o que envolve tecnologia, não demorou muito tempo para que hackers tirassem proveito desta tecnologia. No entanto, é importante realçar que IPTV não é sinónimo de pirataria. Pode ser utilizado para tal, mas está longe de ser a sua única “utilidade”.

Não precisas de utilizar IPTV para ver canais de tv grátis em Portugal

Ainda que IPTV esteja cada vez mais a ser o meio favorito dos utilizadores para ver televisão online, não é o único. Continuas a conseguir ver televisão online grátis em muitos sites, acessíveis em praticamente todos os teus dispositivos.

Podes encontrar aqui a lista completa de canais de televisão grátis online, tanto para Portugal, como para o Brasil. Neste caso, podes ter a certeza de que todos eles são grátis e totalmente legais.

Independentemente das tuas atividades online, seja em casa ou numa rede Wi-fi pública, é importante garantires a segurança dos teus dados privados. Para isso, vê aqui a lista das melhores VPN grátis em Portugal.

Outros artigos interessantes:

via: Eurojust
Artigo anteriorPróximo artigo
João Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.