Smartphones Android antigos não terão acesso a muitos sites em 2021!

Smartphones Android Nougat

As recentes notícias não são as melhores para utilizadores que tenham smartphones Android antigos e que gostem de navegar na internet. A partir de 1 de janeiro de 2021, milhares de smartphones deixarão de ter acesso a grande parte dos sites.

Publicidade
Loading...

Uma das maiores autoridades da atualidade no segmento de certificados para sites – Let’s Encrypt – revelou oficialmente que não irá renovar a sua parceria com a IdenTrust.

Como consequência, todos os smartphones que corram o Android Nougat (7.1) deixaram de ter acesso a muitos sites, por não suportarem o certificado root da Let’s Encrypt.

Como saber se o teu smartphone vai sofrer estas limitações em 2021

É muito fácil de saberes se o teu smartphone será afetado, ou não, por estas alterações no sistema de certificação de sites. O Android 7.1 Nougat foi lançado oficialmente em 2016 por isso, se o teu smartphone tiver pelo menos 4 anos, é muito provável que seja afetado.

smartphones Android Nougat 7.1 browsers internet

Para saberes qual a versão Android do teu smartphone, apenas terás de seguir estes 3 passos:

  • Aceder às definições do smartphone
  • Clicar na secção “Sobre o telefone”
  • Na aba “Versão do Android” vais poder ver qual a versão instalada no telefone

Se não tiveres uma versão superior, vais garantidamente ser afetado por estas alterações, que serão implementadas já a partir do dia 1 de janeiro.

Let’s Encrypt é lider de mercado, smartphones Android em risco!

A Let’s Encrypt é a autoridade de certificação utilizada por mais de 30% dos sites a nível global.

Além de oferecer um serviço estável e de grande segurança, esta empresa disponibiliza os seus serviços de forma gratuita. Por isso, é fácil imaginar que serão mesmo muitos os sites que utilizam os seus serviços.

Infelizmente, não há forma simples ou prática de saber qual o serviço de certificação SSL utilizado por cada site.

Existe uma possível solução, mas não oferece garantias definitivas

Caso não pretendas mesmo comprar um smartphone novo, mas queiras continuar a aceder à maioria dos sites em 2021, tens uma possível solução.

Vais precisar esquecer o Google Chrome e, passar a utilizar o FireFox. Este é o único browser que utiliza o seu próprio sistema de certificação, onde está incluido o ISRG root utilizado pela Let’s Encrypt.

No entanto, não há garantias de que aplicações e serviços fora do browser não sejam também afetadas por estas alterações.

Outros artigos interessantes:

via: Android Police

Última atualização em 2020-11-27 / Links afiliados / Imagens da Amazon Product Advertising API

Artigo anteriorPróximo artigo
João Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.