As recentes notícias não são as melhores para utilizadores que tenham smartphones Android antigos e que gostem de navegar na internet. A partir de 1 de janeiro de 2021, milhares de smartphones deixarão de ter acesso a grande parte dos sites.
Uma das maiores autoridades da atualidade no segmento de certificados para sites – Let’s Encrypt – revelou oficialmente que não irá renovar a sua parceria com a IdenTrust.
Como consequência, todos os smartphones que corram o Android Nougat (7.1) deixaram de ter acesso a muitos sites, por não suportarem o certificado root da Let’s Encrypt.
Como saber se o teu smartphone vai sofrer estas limitações em 2021
É muito fácil de saberes se o teu smartphone será afetado, ou não, por estas alterações no sistema de certificação de sites. O Android 7.1 Nougat foi lançado oficialmente em 2016 por isso, se o teu smartphone tiver pelo menos 4 anos, é muito provável que seja afetado.
Para saberes qual a versão Android do teu smartphone, apenas terás de seguir estes 3 passos:
- Aceder às definições do smartphone
- Clicar na secção “Sobre o telefone”
- Na aba “Versão do Android” vais poder ver qual a versão instalada no telefone
Se não tiveres uma versão superior, vais garantidamente ser afetado por estas alterações, que serão implementadas já a partir do dia 1 de janeiro.
Let’s Encrypt é lider de mercado, smartphones Android em risco!
A Let’s Encrypt é a autoridade de certificação utilizada por mais de 30% dos sites a nível global.
Além de oferecer um serviço estável e de grande segurança, esta empresa disponibiliza os seus serviços de forma gratuita. Por isso, é fácil imaginar que serão mesmo muitos os sites que utilizam os seus serviços.
Infelizmente, não há forma simples ou prática de saber qual o serviço de certificação SSL utilizado por cada site.
Existe uma possível solução, mas não oferece garantias definitivas
Caso não pretendas mesmo comprar um smartphone novo, mas queiras continuar a aceder à maioria dos sites em 2021, tens uma possível solução.
Vais precisar esquecer o Google Chrome e, passar a utilizar o FireFox. Este é o único browser que utiliza o seu próprio sistema de certificação, onde está incluido o ISRG root utilizado pela Let’s Encrypt.
No entanto, não há garantias de que aplicações e serviços fora do browser não sejam também afetadas por estas alterações.
[amazon bestseller=”smartphone android” items=”4″]
Outros artigos interessantes:
- Samsung avança com chip NAND de 400 camadas para quebrar barreira dos 200TB
- Os 6 problemas mais comuns do Proton Mail têm solução fácil
- Mercado chinês recebe novos smartphones iQOO e Vivo este mês
via: Android Police