Análise ao portátil LG Gram 17 (2020)

Análise ao portátil LG Gram 17 (2020)

A LG acertou em cheio quando escolheu a designação GRAM para os seus portáteis de última geração. É fácil de memorizar e pisca o olho a quem procura um computador portátil com alguma garra e poder de execução mas que seja transportável, portanto, leve.

Publicidade
Loading...

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

E é exactamente isso que encontramos no portátil LG Gram (versão 17Z90N de 2020), assim muito simples e que nos capta logo a atenção.

Portátil LG Gram

Portátil LG Gram 17″, primeira questão: quantos gramas?

Vamos a um passatempo: este novo portátil LG Gram apresenta-se com um ecrã de 17” IPS WQXGA com resolução 2560×1600 e formato 16:10, portanto, perfeito para ver filmes.

O corpo é um unibody feito em magnésio, resistente até para passar testes militares, como é o caso. Sete foram este tipo de testes feitos e ultrapassados.

O processador 17 1065G7 Quad-core de 10ª Geração, vem bem acompanhado por 16GB de RAM e um disco SSD 512GB M.2 NVMe.

Falta mencionar a placa gráfica que é a nova Intel Iris Plus.

Então, quantos gramas acham que tudo isto pesa? Digo-vos já: 1350! Extraordinário, certo?

LG gram 17

Segunda questão: como se comporta no dia a dia?

O ecrã deste portátil LG Gram tem muito brilho e qualidade quanto baste para todas as aplicações que queremos fazer num computador. Depois é enorme, quase sem moldura e com a webcam muito bem integrada (720p).

Já o som, desilude. As duas colunas viradas para baixo, não entusiasmam, mesmo com a ajuda do DTS:X Ultra e de um interface que permite personalização.

O problema, é que mesmo com a equalização, efeitos 3D e Surround Virtual, só retiramos prazer se o ligarmos a uma coluna externa ou se usarmos auscultadores. Neste caso, temos garantida uma qualidade acima da média.

De qualquer forma, o teclado retro-iluminado dá gosto em usar, assim como o trackpad de boas dimensões, em vidro, e multifuncional, colocado ao centro do corpo mesmo que contemos com o teclado numérico que, muito sinceramente, acho que não deveria fazer parte deste set.

Computador Portátil LG gram 17

Terceira questão: a conectividade

Sabemos que quanto mais finos e leves ficam, menos portas os portáteis oferecem. Mas o portátil LG Gram tem um truque que vem na caixa em forma de adaptador USB-RJ45. E isto é um mimo precioso e merece um grande aplauso, pois sabemos bem que por vezes o Wi-Fi…

Como ligações, temos 1 x HDMI, o jack 3,5mm, 3 x USB tipo A 3.1 e 1x USB tipo C que também é thunderbolt e recarrega qualquer device que lhe é ligado, como um smartphone.

É interessante poder contar com um leitor de cartões microSD.

Infelizmente, temos de carregar este LG através do cabo próprio, mas a bateria de lítio de 80Wh garante um dia de trabalho, desde que não exceda as 17 horas prometidas, mas como sabemos, estes valores dependem sempre do tipo de utilização.

Durante os testes, em que abusei dele até com HandBrakes e edições vídeo, conseguiu chegar às 10h o que é francamente bom.

LG gram 17 portátil

Quarta questão: o bom, o mau e o vilão

O que este portátil LG Gram tem de muito bom é um ecrã de 17” de boa qualidade num corpo de magnésio cujo peso não excede as 1350 gramas. É fantástico.

Menos boa a colocação das colunas, para baixo e nos extremos, o que abafa a qualidade de reprodução, inclusive, “apagando” os graves e retirando corpo ao som.

Mas o vilão, neste caso, é a nova gráfica da Intel, a Iris Plus, que muito promete no papel mas falha na vida real.

Os gamers têm de procurar alternativas assim como a malta que trabalha afincadamente em gráficos ou vídeo.

Para esses, este não é o computador ideal.

Portátil LG Gram: Conclusão

O preço rondava os 1600€ quando foi lançado.

Deverá ser encontrado actualmente por menos dinheiro, e até vale a pena esperar pelo lançamento eminente do Gram 2021 que poderá abater uns belos euros nesta versão 2020, muito capaz e perfeitamente actual.

É um belo equipamento que serve tremendamente bem 80% dos utilizadores.

E, claro, o peso aliado ao tamanho do ecrã deverá ser imbatível no mercado actual, o que lhe confere sempre um espaço à parte dentro do segmento.

Para mais informações sobre os portáteis da LG, por favor, visite o site oficial

Segue toda a atualidade tecnológica no Techenet através do FacebookInstagram e Twitter.


Outros artigos interessantes:

Análise ao LG Gram 17", versão 2020

Design9
Performance6
Autonomia8
Preço6
7.3 out of 10
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.