Apesar de apenas esta semana vermos a chegada ao mercado da versão ‘Plus’ do Snapdragon 888, a sua sucessão está já a ser preparada. O Qualcomm Snapdragon 898 tem sido alvo de rumores por várias fontes, que nos dão conta da testagem que está a ser feita ao novo system-on-chip.
Esses rumores dão-nos a conhecer um pouco daquilo que podemos esperar do próximo processador topo de gama da Qualcomm para 2022, que vai equipar a grande maioria dos smartphones topo de gama Android nesse ano. E, tendo isso em conta, há boas notícias, mas também más notícias.
Qualcomm Snapdragon 898 chega com litografia de 4nm Samsung e uma melhoria de 20% no desempenho
As informações de hoje chegam da China e dão-nos a conhecer alguns detalhes sobre uma unidade de teste com o nome de código SM8450. Este será, alegadamente, o processador que será chamado de Qualcomm Snapdragon 898 ou Snapdragon 895, sendo que é ainda incerto qual o nome escolhido.
A fonte afirma que este processador tem litografia 4nm da Samsung, um design melhorado face ao 5nm Samsung EUV do Snapdragon 888, e deverá ser superior em 20% no capítulo do desempenho face ao seu antecessor. No entanto, este boost na performance pode ter como contrapartida o aquecimento do processador.
Aproveita: Xiaomi Mi 10T Lite com desconto generoso de 58€ e portes grátis!
O Snapdragon 888 é um chipset que, quando atua com cargas pesadas, tende a aquecer mais do que se desejaria. Este problema poderá não ser resolvido no Snapdragon 898, que dará mais um passo para a litografia 4nm e, com o aumento do desempenho, mantém o aquecimento indesejado, segundo a fonte.
Curiosamente, este é um problema que se tem verificado com os processadores fabricados com as litografias Samsung. Olhando ao histórico de processadores Qualcomm, os Snapdragon 865, 865+ e 870, todos processadores da mesma geração com diferenças apenas ao nível da potência, são desenhados com a microarquitetura de 7nm da TSMC (que também fabrica os processadores Apple) e que tem não tem apresentado problemas neste aspeto do aquecimento. Por outro lado, os processadores Exynos da Samsung foram a causa de bastante polémica em 2020 devido às suas dificuldades em acompanhar os processadores Qualcomm, bem como pelo seu aquecimento e consumo de energia.
Ainda assim, tendo em conta que esta alegada unidade de teste do Qualcomm Snapdragon 898 é, precisamente, pensada para ser posta à prova antes do lançamento, será quase certo que muito trabalho no seu desenvolvimento poderá ainda ser feito. Assim, devemos aguardar pela estreia oficial do novo processador para confirmar (ou desmentir) todas as informações que surgem atualmente de rumores. A sua apresentação, ainda que não tenha data oficial, deverá acontecer no final deste ano.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Weibo
Outros artigos interessantes: