A Vivo apresentou esta sexta-feira o seu novo trio de smartphones da linha Vivo X70. Tal como fez com os Vivo X60, a fabricante do grupo BBK Electronics apresentou três variantes para esta linha, juntando à versão vanilla uma versão Pro e uma versão Pro+.
Estes smartphones vêm atualizar a linha de topo da Vivo para 2021, com melhorias ao nível do processador e das câmaras, mas aproveitando alguns dos pontos agradáveis da linha X60, como os ecrãs. Vamos então conhecer, um a um, os novos dispositivos Vivo.
Vivo X70 Pro+
O Vivo X70 Pro+ é, sem dúvida alguma, o destaque deste trio de smartphones. Este é um terminal pensado para concorrer com as melhores propostas da Samsung, Xiaomi, Honor e até da Oppo, trazendo um design e especificações dignas de um verdadeiro topo de gama.
Começando pelo design ecrã, é possível distinguir o X70 Pro+ das restantes versões pelo seu ecrã de 6.78 polegadas LTPO AMOLED, com taxa de atualização de 120 Hz e resolução Quad HD+, que tem dimensões (e qualidade) superiores às restantes versões.
E olhando à parte traseira, que pode ser configurada em couro, há também um módulo de câmaras que ocupa quase na totalidade toda a parte superior, ainda que apenas por uma questão estética. E por falar em módulo de câmaras, a Vivo volta a colaborar com a Zeiss para o desenvolvimento das lentes deste sistema, com a tecnologia Zeiss T, capaz de reduzir consideravelmente os reflexos de brilho na captura da imagem.
Estamos aqui na presença de quatro sensores de alta qualidade, todos assistidos por estabilização ótica de imagem. O sensor principal é um Samsung GN1 de 50MP, com pixéis 1.2µm e abertura f/1.57 e vem acompanhado por uma grande angular de 48MP Sony IMX598 de 48MP, com ângulo de captura de 114º. Há ainda espaço para uma câmara dedicada aos retratos de 12MP Sony IMX 663, bem como uma câmara telefoto de 8MP com zoom ótico 5x. Já na frente temos uma câmara de selfies de 32MP.
O sistema de quatro câmaras é assistido também pelo sistema de processamento de imagem Vivo S1 ISP, que a Vivo desenvolveu especialmente para os seus novos smartphones. Este chip junta-se ao topo poderoso Snapdragon 888+, que para além do processamento de imagem, garante também o melhor desempenho que se poderia esperar de um topo de gama em 2021. Este processador pode ser acompanhado por opções de 8 ou 12GB LPDDR5 e 256 ou 512GB de armazenamento UFS 3.1.
Sendo este um terminal premium, a Vivo fez questão de incluir características como resistência à água (certificação IP68) e carregamento sem fios a 50W. Se o utilizador preferir fazer o carregamento por cabo, a bateria de 4,500 mAh pode ser carregada a uns respeitáveis 55W.
Na China, o Vivo X70 Pro+ chegará ao mercado com a nova interface Origin OS 1.0, baseada no Android 11, e os seus preços começam nos 6,000 yuan para a versão 8GB/256GB (788€) e sobem para os 7,000 yuan (919€) na versão 12GB/512GB.
Vivo X70 Pro
O Vivo X70 Pro desce alguns degraus face à versão Pro+ para cortar no preço, mas garante ainda algumas características muito interessantes e que vale a pena mencionar. A começar pela câmara, está aqui presente um sensor Sony IMX766 de 50MP (mesma resolução que a câmara principal da versão Pro+), que desta feita é coadjuvado por estabilização com gimbal.
Este terminal continua a usar quatro câmaras traseiras, com as mesmas câmaras de retrato e telefoto que na sua versão superior, tendo apenas um sensor inferior, que é a câmara grande angular, com uma resolução de 12MP.
O design e ecrã sofrem também algumas alterações. O ecrã mantém-se curvado nas laterais, mas desce para as 6.56 polegadas e resolução Full HD+. Esta tela utiliza tecnologia AMOLED e tem taxa de atualização de 120Hz. Já atrás, o módulo de câmaras é bem mais discreto, mantendo um aspeto elegante e profissional.
Já ao nível do desempenho, há uma diferença substancial, já que este smartphone utiliza o Exynos 1080, processador que, apesar dos bons resultados que apresenta, fica bem aquém do Snapdragon 888+. O Exynos 1080 pode ser acompanhado por 8 ou 12GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento.
Outras características do Vivo X70 Pro incluem uma bateria de 4,500 mAh, carregamento rápido 44W, sensor biométrico debaixo do ecrã, Wi-Fi 6 e conectividade 5G.
Disponível a partir de 17 de setembro, o Vivo X70 Pro estará disponível na China com um preço a começar nos 4,299 yuan (565 euros).
Vivo X70
O mais modesto smartphone do trio é também aquele que dá nome à linha. O Vivo X70 pode ser o mais acessível modelo a estrear esta sexta-feira pela Vivo, mas continua a ter argumentos para atrair muitos potenciais compradores. Para começar, o design é essencialmente idêntico ao da versão Pro, com a única diferença de relevo a estar no ecrã completamente plano.
Aliás, esta tela continua a ter as mesmas 6.56 polegadas que a versão Pro, com a mesma tecnologia AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. Este smartphone continua a ser uma excelente opção para o consumo de multimédia e poderá até ser mais ao agrado para alguns utilizadores que prefiram, precisamente, ecrãs planos por serem mais práticos.
Em vez de um Snapdragon 888+ ou de um Exynos 1080, o Vivo X70 utiliza um processador MediaTek, o Dimensity 1200. Este processador, que podemos encontrar em smartphones como o OnePlus Nord, é o melhor processador da MediaTek atualmente no mercado e, apesar de não estar ao nível dos outros dois acima enunciados, garante uma performance que quase se equipara ao Snapdragon 865, processador topo de gama Qualcomm para 2020.
O processador pode ser acompanhado por 8 ou 12 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento, enquanto todo o sistema é alimentado por uma bateria de 4,400 mAh. Já no que toca ao carregamento, possui a mesma potência de 44W da versão Pro e, tal como este, não possui carregamento sem fíos.
Por fim, as câmaras. O Vivo X70, sendo o modelo mais modesto do trio, também possui um sistema fotográfico que fica uns furos abaixo das versões Pro e Pro+. Ainda assim, podemos contar com um sistema liderado por uma câmara principal de 40MP, uma grande angular de 12MP e uma câmara dedicada ao modo retrato de 12MP, enquanto na frente temos a câmara de selfies de 32MP.
O Vivo X70 estará disponível a partir do próximo dia 30 de setembro e poderá ser configurado nas cores Preto, Branco e Azul Gradiente. O seu preço, para a versão base de 8GB/128GB estará marcado nos 6,399 yuan (485 euros).
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: