Recentemente, o governo chinês resolveu proibir o uso e a mineração de qualquer tipo de criptomoeda, em especial, do Bitcoin, e a verdade é que essa não foi a primeira vez que algum tipo de empresa ou governo tentou simplesmente derrubar o setor, e também não foi a primeira vez que houve uma tentativa de derrubar o Bitcoin.
Segundo o governo chinês, moedas virtuais que são emitidas por qualquer tipo de autoridade não monetária, como por exemplo, o Bitcoin ou Ethereum, não podem possuir o mesmo tipo de proteção jurídica de uma moeda fiduciária. Por conta disso, não tem capacidade de circular dentro do mercado como moeda de troca.
Entretanto, esse tipo de declaração não trouxe nenhum tipo de novidade dentro do setor de cripto, já que durante os mais de 10 anos de evolução das indústrias, a China já tentou algumas vezes controlar ou limitar o uso de criptomoedas. A realidade é que todas as decisões tomadas até agora tiveram efeito contrário, e ao invés de acabar com o mercado, o impulsionou.
Recentemente, por conta das proibições do governo chinês, e por outros diversos fatores que acabaram influenciando o preço da moeda, o Bitcoin sofreu uma forte desvalorização. Existe também a suspeita de que o governo norte-americano esteja planejando o esquema para investigar diversas corretoras do setor de cripto e processá-las por atividades de lavagem de dinheiro.

BTC é uma “fênix” que volta a vida?
Quem não conhece o mercado de cripto pode achar que tudo isso é muito assustador, inclusive, muito pânico acabou surgindo dentro das redes sociais por conta dessas últimas notícias. Entretanto, essa não vai ser a primeira nem a última vez que algo como isso acontece, e nem por conta disso o preço do Bitcoin deixou de subir.
Desde de 2010, o Bitcoin já foi declarado como uma moeda morta por mais de 400 vezes, e a verdade é que esse tipo de declaração hoje em dia já nem tem mais o mesmo poder que possuía antigamente. Esse dado leva em consideração apenas matérias e conteúdos que explicitamente afirmavam que o Bitcoin não possuía mais valor.
Se o número de vezes que isso foi dito apenas como uma forma de chamar atenção fosse levado em consideração, provavelmente esse número seria muito superior. Uma das últimas grandes quedas do Bitcoin foi no começo da pandemia, quando o medo tomou conta de diversos mercados financeiros ao redor do mundo, e isso acabou se espalhando também para o setor de cripto.
Na verdade, a queda desse valor aconteceu por um motivo bem simples, as pessoas estavam querendo liquidar parte de seu valor investido para poder ter mais dinheiro em seu caixa, afinal de contas, a situação era instável.
Ainda assim, o preço do Bitcoin acabou valorizando com muita força da metade de 2020 para 2021. Por mais que muitas pessoas acabem rotulando o Bitcoin como uma fraude ou como uma moeda sem valor, a verdade é que ele possui uma característica muito única, há de ser um protocolo completamente descentralizado.
Não importa o que aconteça, ele ainda vai persistir por conta da crença que é depositada nele por um número crescente de investidores, ou seja, quanto mais pessoas estiverem dentro do setor de cripto, maior será o potencial da moeda, de acordo com o bitcoin-trader.app.
Qual o futuro do mercado de cripto?
O futuro próximo no mercado de criptoativos promete um grande crescimento, afinal de contas, os ativos estão se tornando cada vez mais populares, e a tecnologia por trás desse mercado tem sido aplicada em diversos setores. Tudo isso contribui para que essa indústria permaneça muito forte.
Os ativos virtuais são a modernização do dinheiro, das finanças, e oferecem muito mais controle e liberdade para seus usuários, permitindo que eles possam evitar os problemas causados pela inflação, podendo proteger o capital.
Infelizmente, esse tipo de mercado acaba afetando diretamente a economia dos países, e é necessário que os governos acabem se adaptando ao cenário atual para conseguir manter as coisas sob controle, algo que têm se tornado cada vez mais difíci. De uma forma ou de outra, o futuro guarda grandes momentos de oportunidade para quem estiver preparado.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: