Branding é um tema em alta atualmente, mas o ideal é que o desenvolvimento da gestão da marca seja iniciado já no momento da abertura da empresa, tendo definido desde o princípio qual o intuito do empreendimento e como comunicar o mesmo ao público.

Esse processo, de branding, que acontece junto a abertura empresa, pode ser um tanto quanto complicado: definir os produtos e serviços, segmentar o público-alvo, contratar equipe, procurar espaço comercial, etc. A intenção agora é te ajudar a passar por parte dessa burocracia, primeiro definindo a diferença entre nome da firma e nome da marca.
O nome da firma é a identificação legal de sua empresa e precisa ser único. Ele é escolhido no momento de criação da empresa diante da justiça e aparecerá junto dos órgãos do governo federal e em futuros documentos legais, como contratos, notas fiscais e escrituras.
Este registro (registo) é sempre composto por três palavras, sendo a primeira de sua preferência, a segunda, o ramo de atuação, e a terceira, o enquadramento da empresa.
O da marca, é o que aparecerá para seus clientes em campanhas de divulgação comercial e acompanhará o crescimento do seu negócio. Portanto, é necessário pensar de forma estratégica nesta etapa de abertura. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa decisão.
- Um nome fácil de ser lembrado é uma ótima estratégia de branding
Optar por nomes difíceis de falar pode ser muito ruim. Seu cliente precisa sentir-se confortável e sentir a credibilidade da sua marca. Opte por nomes que já façam parte do dia a dia do público-alvo; nestes casos, o básico e o comum é o que funciona melhor. Lembre-se de que o nome da sua marca deve estar na ponta da língua dos seus clientes.
- Deixe claro o que você faz
O nome é o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa, por isso é importante deixar claro o que você faz. Vamos supor que sua área de atuação seja comunicação, mas sua empresa não indica em nada que presta serviços de comunicação. Quais são as chances de um possível cliente entrar em contato com você?
- Evite interpretações negativas
Tenha certeza de que o nome escolhido não possa ser interpretado de forma negativa, tenha duplo sentido, ou seja pejorativo e ofensivo às pessoas. É importante, também, prestar atenção às linguagens regionais, caso sua empresa atue em diferentes cidades ou estados.
- Se coloque na sua marca
Colocar o seu nome na marca pode funcionar bem e trazer mais proximidade com seus clientes. As pessoas costumam confiar mais em negócios que possuem o nome do dono. Além de passar a sensação de que estamos consumindo de alguém próximo a nós, e não de uma marca fria e distante.
- Pense na expansão do seu negócio
Caso tenha intenção de expandir o seu negócio para outras regiões, evite usar o nome de localidades, como bairros, cidades e estados. Um possível cliente pode ter a sensação de empresa limitada ao local de origem. Da mesma forma, podemos citar a expansão de produtos ou serviços, portanto não se limite aos serviços que inicialmente serão prestados por sua empresa.
- Confira a disponibilidade
Este passo é importante para evitar que você escolha um nome que já existe, pois isso pode atrapalhar na divulgação da sua empresa.
Hoje em dia, já existe a possibilidade de alterar o nome da marca da sua empresa, basta procurar o órgão responsável e pedir atualização cadastral. Caso já tenha uma empresa e esteja insatisfeito com o nome dela, ou não tenha visto bons resultados na prospecção de clientes, chegou a hora de analisar algumas possibilidades que casam melhor com o seu negócio e seu público.
Com as dicas acima, é possível perceber um pouco a importância do nome da marca para o seu empreendimento. As empresas possuem diversas preocupações e questões que podem interferir na saúde do negócio, desde questões financeiras, como negociar dívidas, até as dificuldades relacionadas ao nome da marca , e não queremos que o nome seja um impedimento de alavancagem, certo?
Portanto, não deixe de pensar estrategicamente no nome da sua marca, pense que este nome será o centro das estratégias de marketing e divulgação do seu negócio.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: