TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

InPost continua a crescer em Portugal

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
19/11/2022
Em Negócios

A InPost S.A. anunciou, via comunicado, outro trimestre de crescimento acelerado do volume de negócios, com um enfoque renovado na expansão da sua rede em Portugal.

Inpost continua a crescer em portugal

Vale lembrar que a InPost é a empresa de logística líder na Europa especializada em entregas não domiciliárias em Lockers, cacifos inteligentes e Pontos Pack.

O volume de negócios global do Grupo InPost continua a crescer e a aposta em Portugal revelou-se acertada, conforme se pode verificar nos resultados que são apresentados abaixo.

InPost: Volume de negócios continua a aumentar

PRINCIPAIS DESTAQUES

  • Em Portugal, o negócio expandiu a rede de Ponto Pack (pontos de recolha e entrega) no terceiro trimestre (3T) em 69%, para um total de 658 Ponto Pack.
  • Os volumes em Portugal no 3T mantiveram-se em linha com os do 2T, no seguimento do crescimento acentuado de 390% registado entre o primeiro e o segundo trimestre.
  • Ao nível do Grupo, o volume total de encomendas no 3T registou um incremento anualizado de 32%, com as receitas a crescerem 33% para 359,36 milhões de euros (3T 2021: 270,9 milhões).
  • Fortes credenciais ambientais – cada Locker na Polónia reduz 53 kg de emissões de CO2 por dia – em termos anuais, o benefício equivalente ao plantar 3.000 árvores – providenciando uma solução sustentável para entregas de última milha.

DESTAQUES OPERACIONAIS

  • Forte crescimento do volume – volumes globais de encomendas no 3T com crescimento anualizado de 32 e crescimento em todas as principais geografias.
    • Polónia – Crescimento anualizado de 26% impulsionado pelo crescimento das entregas não-domiciliárias
    • França – Crescimento anualizado de 34%, sobretudo em virtude do crescimento C2C da Mondial Relay
    • RU – Crescimento do volume de encomendas de 227% face ao ano anterior, devido sobretudo à oferta de devoluções diferenciadas com os comerciantes e a um novo serviço “locker-to-locker” para clientes individuais
  • Expansão continuada da rede Ponto Pack em Portugal com um total de 658 pontos registados no final do trimestre.

DESEMPENHO FINANCEIRO

  • As receitas reportadas do 3T cresceram 33% face ao ano anterior para 359,36 de euros, impulsionadas pelo forte crescimento em todos os principais mercados.
  • Numa base de 9 meses, as receitas reportadas aumentarem 69% para 1.047,8 milhões de euros. Numa base “like-for-like”, o crescimento das receitas excluindo a Mondial Relay (que foi adquirida em julho de 2021) foi de 24%. 
  • O EBITDA ajustado do 3T cresceu 12% face ao ano anterior para 96,9 milhões de euros.
  • Numa base de 9 meses, o EBITDA ajustado cresceu 24,7% face ao ano anterior para 292,5 milhões de euros numa base reportada, e 7,9% numa base “like-for-like”.
  • Tal como na primeira metade do ano, o fluxo de caixa livre foi positivo no terceiro trimestre com 16,6 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento do EBITDA ajustado e pela moderação do Capex.
  • A dívida líquida para o EBITDA ajustado de 3,2x manteve-se inalterada em relação ao 2T, em grande parte devido à sazonalidade mais fraca do EBITDA ajustado do 3T e ao desfasamento temporal entre a inflação de custos e os aumentos de preços que se alinharão no 4T.

PERSPETIVAS

  • Apesar das reservas sobre o ambiente macroeconómico, a empresa está confiante nas perspetivas a médio e longo prazo no sentido e continuar a ganhar quota de mercado em todas as regiões à medida que os consumidores e os comerciantes adotam os benefícios do modelo da InPost.
  • A perspetiva para o resto do ano de 2022 mantém-se positiva, esperando-se que o volume de encomendas no período até ao Natal cresça face ao terceiro trimestre.
  • Portugal continua a ser um mercado-chave para o desenvolvimento da InPost, com uma expectativa de crescimento do negócio e continuação da expansão da rede de Ponto Pack.

O crescimento da InPost continua a acelerar em cada um dos nossos principais mercados. O desejo dos consumidores por conveniência e flexibilidade atrai-os para os nossos serviços, enquanto as lojas de comércio eletrónico procuram as soluções sustentáveis e com uma boa relação custo/benefício que fornecemos. Com as pressões inflacionistas a continuarem a desafiar os comerciantes, a necessidade de uma maior produtividade dos serviços de entregas e de uma solução automatizada de última milha nunca foi tão grande.

Em Portugal, temos sido encorajados com o aumento significativo do volume de encomendas ao longo de 2022. Vemos isto como um mercado-chave, que até agora tem sido impulsionado pelo sucesso da infraestrutura existente de Ponto Pack. À medida que avançamos no 4T e em 2023, vamos procurar diversificar a rede com a instalação de Lockers [cacifos inteligentes], em linha com a nossa estratégia. A nível de Grupo, a InPost implantou 2.064 novos Lockers na sua rede no 3T, elevando o número total de Lockers para 26.330.

Durante este período de crescimento, mantivemo-nos focados na nossa missão de fornecer soluções sustentáveis de última milha. Estou orgulhoso do trabalho que foi alcançado neste trimestre para reduzir a necessidade de embalamento nas entregas da InPost e melhorar a eficiência da nossa rede de Lockers. Na Polónia, um único Locker reduz as emissões de CO2 em 53kg por dia; anualmente, isto equivale a plantar 3000 árvores. À medida que o mundo persegue as suas ambições de emissões ‘net-zero’, acreditamos que a abordagem da InPost fornece soluções cada vez mais sustentáveis e muito necessárias para o setor logístico.

Rafał Brzoska, Fundador e CEO da InPost

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.

Outros artigos interessantes:

  • Em que consiste a queima de criptomoedas?
  • Games for Work: a nova aplicação para o Microsoft Teams
Tags: crescimentoInPostnegócioPortugal
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Serdatia é a nova empresa do grupo seresco com foco em dados e ia aplicada
Empresas

Serdatia é a nova empresa do Grupo Seresco com foco em dados e IA aplicada

16/06/2026 - Atualizado a 17/06/2026
Timestamp reforça oferta de ia e dados no mercado ibérico
Inteligência Artificial

Timestamp reforça oferta end-to-end em IA e dados no mercado ibérico

16/06/2026
Spacex elon musk bolsa
Negócios

SpaceX alcança maior IPO da história e Elon Musk vira trilionário

13/06/2026

Últimas notícias

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Apple é obrigada a abrir o iOS a lojas alternativas no Brasil

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

Auscultadores Soundcore Q20i com cancelamento de ruído: oferta Prime antecipada

Google ajuda a gerir o tempo de ecrã dos miúdos

CEO da Nothing promete roubar clientes à Apple um a um

Vivo X Fold 6 surpreende com bateria de 7.000mAh e resistência extrema

Bolha flutuante do Gemini recebe novo design e animações no Android

JBL lança novos auscultadores Live 780NC e 680NC com áudio espacial

Google Home com Gemini já tem data de lançamento oficial

Honor revela design do novo MagicOS 11 e abre fase de testes

Spider-Man: Brand New Day junta Hulk e Punisher no novo trailer

Honor Watch 6: A nova besta da autonomia com 35 dias de bateria

ChatGPT já permite agendar tarefas mas há um grande senão

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Crise na TSMC coloca gigantes da tecnologia nas mãos da Samsung

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial

Claude recebe novo modo de voz com múltiplos idiomas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.