TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Setor da indústria transformadora é quem paga os resgates de ransomware mais elevados

Vitor Urbano por Vitor Urbano
10/11/2022
Em Press Release, Segurança

A Sophos, líder global em inovação e oferta de soluções de cibersegurança como serviço, publicou um novo relatório sobre o ransomware no setor da indústria transformadora, “The State of Ransomware in Manufacturing and Production”. A principal conclusão é que este setor é quem paga, em média, os resgates de ransomware mais elevados (2.036.189€), em comparação com a média de todos os setores (812.360 €).

Além disso, em comparação com o ano passado, 66% das organizações inquiridas reportou um aumento na complexidade dos ciberataques, e 61% um aumento no volume de ciberataques – também superiores à média global em 7% e 4%, respetivamente.

“A indústria transformadora é um setor atrativo para os cibercriminosos devido à posição privilegiada que ocupa na cadeia de abastecimento. Infraestruturas desatualizadas e a falta de visibilidade sobre o ambiente TO proporcionam uma entrada facilitada aos atacantes, bem como uma plataforma a partir de onde podem lançar os seus ataques numa rede já violada. A convergência de TI e TO está a aumentar a superfície de ataque e a agravar um ambiente de ameaças já de si complexo.

Embora ter backups fiáveis seja uma parte importante da recuperação, as ameaças de ransomware atuais requerem um plano de resposta detalhado que inclua capacidades de threat hunting lideradas por humanos. Os ataques complexos exigem uma proteção abrangente e, para muitas organizações, tal irá incluir a adição de equipas de Deteção e Resposta Geridas (MDR) treinadas para procurar e neutralizar atacantes ativos.”

John Shier, Senior Security Advisor da Sophos.
Estudo sophos ransomware

Embora o setor da indústria transformadora seja quem paga os valores mais elevados para recuperar de um ataque de ransomware, a percentagem de organizações que efetivamente pagaram o resgate situa-se entre as mais baixas dos vários setores (33%, contra a média global de 46%).

Outras conclusões deste estudo incluem:

  • O setor da indústria transformadora registou a taxa de ataque mais baixa, juntamente com o dos serviços financeiros, com apenas 55% das suas organizações a ser alvo de ransomware;
  • Contudo, a percentagem de organizações do setor atingidas por ransomware aumentou 52% em relação a 2021;
  • O setor registou também a taxa de encriptação mais baixa (57%, contra a média global de 65%);
  • Apenas 75% dos inquiridos declarou ter contratado ciberseguros – a percentagem mais baixa em todos os setores.

À luz destes resultados, os especialistas da Sophos recomendam as seguintes melhores práticas para todas as organizações, em todos os setores:

  • Instalar e manter defesas de alta qualidade em todos os pontos do ambiente de uma organização. Rever regularmente os controlos de segurança e certificar-se de que continuam a satisfazer as necessidades.
  • Procurar proativamente ameaças para identificar e deter os adversários antes que estes possam executar os seus ataques – se a equipa não tiver tempo ou competências para o fazer internamente, deve considerar-se a subcontratação de especialistas em Deteção e Resposta Geridas (Managed Detection and Response – MDR).
  • Reforçar o ambiente de TI, procurando e colmatando as principais lacunas de segurança: dispositivos sem patches, máquinas desprotegidas e portas de RDP abertas. As soluções de Deteção e Resposta Ampliadas (Extended Detection and Response – XDR) são ideais para este propósito.
  • Estar preparado para o pior e ter um plano de ação atualizado para o caso de um incidente grave.
  • Fazer backups e praticar o seu restauro, para garantir o mínimo de disrupção e o tempo de recuperação mais curto possível.

Para saber mais sobre o “The State of Ransomware in Manufacturing and Production”, descarregue o relatório completo em Sophos.com. 

Para este estudo foram inquiridos 5.600 profissionais de TI em 31 países, incluindo 419 do setor da indústria e da produção.

👍🏻 Outros artigos interessantes:

  • Huawei Mate 50 Pro é Rei no ranking das câmaras da DXOMark
  • Leica Leitz Phone 2 é oficial com câmaras que vão impressionar
  • Aplicativos para desenhar: 4 opções para baixar agora

Tags: RansomwareSophos
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Android sms chamada segurança

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

02/11/2026
Hackers frigorificos europa

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

02/11/2026
Mbway

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

02/11/2026
Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da ia

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

02/11/2026

Últimas notícias

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Samsung provoca Apple com os ecrãs partidos do iPhone Duo

Samsung multada na Coreia do Sul por publicidade enganosa ao gaming

Android 17 QPR3 Beta 3 chega aos Pixel com 26 correções

Falha no Telegram permitia executar código ao atender chamadas

SMS invisível pode cortar chamadas em telemóveis Android

Pentágono levou IA ao limite durante a guerra com o Irão

OpenAI, Google, Microsoft e Anthropic apoiam recusa comum do treino de IA

ColorOS 17 chega a mais smartphones OPPO e OnePlus

Google prepara correção para consumo excessivo de bateria nos Pixel Watch

Samsung One UI 9 chega a mais modelos Galaxy

Falha crítica no Brotli afeta mais do que o Node.js

HyperOS 4 chega a mais smartphones Xiaomi

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.