Os especialistas em segurança da Check Point Research descobriram um perigoso esquema de burla que está a decorrer com o popular Dingo Token.
Os cibercriminosos, responsáveis pelo esquema de burla, incorporaram dentro do smart contract, uma função de backdoor, com o intuito manipular as taxas para uns alarmantes 99%.
A Check Point alerta os investidores do Dingo token para o risco potencial de perderem todo o dinheiro que aplicaram.
A CPR alerta, também, para o facto dos esquemas de burlas com criptomoedas estarem a aumentar exponencialmente. A possibilidade de obter grandes quantias de dinheiro de forma rápida, sem comprometer a sua identidade, explica o crescente aumento do interesse dos cibercriminosos por este tipo de esquemas fraudulentos.
O esquema de burla com o Dingo Token
A CPR alerta para o esquema que está a decorrer com o popular Dingo Token. Os autores do esquema incorporaram dentro do smart contract, uma função de backdoor, para manipular as taxas.
Especificamente, os autores utilizaram a função “setTaxFeePercent” dentro do contrato digital, para alterar as taxas de compra e venda para uns alarmantes 99%. Esta função já foi utilizada, até ao momento, 47 vezes.
Os investidores do Dingo Token, podem potencialmente perder todos os seus fundos. O Dingo Token encontra-se na posição #774, com um valor de mercado de $10,941,525 USD.
99% de taxa
O smart contract usa uma taxFee de 95% + 4% LiquidityFee , que equivale a uma taxa de 99% de qualquer transação, para roubar os seus fundos.
Veja as imagens partilhadas pela CPR:
“O Dingo Token é claramente uma burla. Encontramos um código de backdoor que foi adicionado ao smart contract do token, que permite ao proprietário alterar a taxa cobrada. Estes alteraram a taxa para uns incríveis 99%. Esta é uma tática comum, que bloqueia os fundos do utilizador, sendo que os burlões eventualmente retiram o dinheiro. Com este esquema, os burlões mantêm-se anónimos. É rápido, é lucrativo. Se incorporar as criptomoedas no seu portfólio de investimento ou se está interessado em investir em criptomoedas no futuro, deve utilizar corretores credíveis e comprar tokens já estabelecidos no mercado com inúmeras transações já realizadas.”
Oded Vanunu, Head of Products Vulnerabilities Research at Check Point Software
Sobre a Check Point Research
A Check Point Research disponibiliza informação sobre ciberameaças aos clientes da Check Point Software e à vasta comunidade de cibersegurança. A equipa de pesquisa colige e analisa dados sobre ciberataques a nível global captados na ThreatCloud para manter os hackers sob vigilância, enquanto assegura que todos os produtos da Check Point se encontram atualizados com as mais recentes proteções. A equipa de pesquisa conta com mais de 100 analistas e investigadores que cooperam com outros fabricantes de segurança, entidades legais e diversos CERTs.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: