Utilize as aplicações a seu favor para melhorar suas finanças
Organizar as finanças pessoais nem sempre parece uma tarefa fácil, o que leva muitas pessoas a negligenciarem essa tarefa. De acordo com uma pesquisa do Instituto Opinion Box, somente 63% dos brasileiros mantêm algum controle sobre suas receitas e gastos.
Isso significa que mais de um terço dos brasileiros não possuem sequer uma planilha de controle de gastos, o que é grave. Afinal, a mesma pesquisa aponta que 88% das pessoas já tiveram algum problema relacionado à falta de controle. Por exemplo, ter um cartão com milhas e não controlar os gastos ou saber quantas milhas possui.
Felizmente, a tecnologia evoluiu e trouxe ferramentas simples e práticas para estabelecer um controle financeiro do seu orçamento. Se você utiliza um smartphone, confira dicas e ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa.
A importância do controle financeiro
De acordo com a Standard & Poor’s, educação financeira é “a capacidade de entender como funciona o dinheiro, ou seja, como alguém consegue ganhar, gerenciar, investir ou como doar para ajudar os outros”.
O controle financeiro funciona da mesma forma que a embreagem e o freio de um carro: dão estabilidade e direção ao motorista. Um carro sem embreagem não pode alcançar velocidades maiores, enquanto um carro sem freio não terá controle para parar e evitar um acidente.
Da mesma maneira, não ter controle sobre as finanças faz com que você não saiba como nem com o que está gastando seu dinheiro. Logo, não terá como avaliar se precisa economizar em alguma área ou se pode gastar mais em outra.
Ao estabelecer um controle das suas finanças, você consegue ver com clareza quais são suas despesas fixas, por exemplo. Também consegue estabelecer limites de gastos para as despesas variáveis e verificar se de fato está cumprindo o seu orçamento doméstico.
No entanto, fazer essa gestão ainda é difícil para muitas pessoas, sobretudo por causa da falta de educação financeira. Como se trata de um assunto pouco abordado nas escolas e nas famílias, muitas pessoas não conhecem boas ferramentas para fazer esse controle ou, se conhecem, não sabem como utilizá-las.
Como a tecnologia pode ajudar na educação financeira?
Nos últimos 30 anos, o crescimento da internet trouxe uma grande evolução para a humanidade. Nesse sentido, as pessoas ganharam acesso a tecnologias de comunicação, educação e também de controle financeiro.
A principal revolução durante esse período foi, sem dúvidas, o surgimento dos smartphones. Esses aparelhos deram acesso a várias ferramentas na palma da mão e a um custo muito mais baixo. Como resultado, hoje uma pessoa consegue se comunicar, estudar e planejar sua vida inteira com um simples aparelho. E claro que a educação financeira também evoluiu junto com os smartphones.
Por exemplo, os smartphones e a internet popularizaram os streamings, dos quais o YouTube é o maior de todos. Ao mesmo tempo, os canais de educação financeira se proliferaram, adotando uma linguagem simples para falar de finanças pessoais e investimentos. Agora, em vez de comprar um livro ou um curso, uma pessoa pode assistir a um vídeo de 20 minutos e sair com um conhecimento básico.
Os smartphones também possibilitaram o surgimento dos aplicativos, ferramentas que hoje são indispensáveis. Em vez de ter que lidar com uma planilha, os aplicativos permitem o registro de informações financeiras na palma da mão com muito mais facilidade.
Além disso, a disseminação dos bancos digitais — que funcionam exclusivamente pela internet — também mudou a forma das pessoas investirem. Os bancos digitais reduzem custos e facilitam o acesso a mais produtos, permitindo que os clientes possam montar sua reserva de emergência e até investir em ações sem ter que arcar com custos elevados.
Existem muitas outras facilidades da tecnologia, mas essa são algumas das principais: controle de despesas, educação financeira e acesso a investimentos. À medida que você desenvolve o hábito de utilizar a tecnologia a seu favor, ela se converterá numa excelente aliada para mudar sua vida financeira.
Outros artigos importantes: