O ChatGPT foi apenas lançado oficialmente em novembro de 2022, mas já existem milhares (ou mesmo milhões) de pessoas que dependem desta ferramenta para pesquisar, estudar, ou trabalhar. O chatbot de Inteligência Artificial parece mesmo ter chegado para ficar, mas ainda tem alguns problemas—por vezes, por exemplo, encontra-se indisponível devido à elevada procura.
Vivemos numa fascinante nova era tecnológica. Na indústria, a impressão 3D assume-se cada vez mais como uma tendência. Na economia, algoritmos fazem milhares de transações por segundo nos mercados financeiros. No gaming, a Realidade Virtual começa a ganhar papel de destaque. E nos jogos de sorte online, os apostadores já podem apostar uns contra os outros (e não apenas contra a casa) através da betfair exchange. Mas qual é o papel do ChatGPT neste “admirável mundo novo?” E existem alternativas ao célebre chatbot da OpenAI?
Existem alternativas ao ChatGPT?
Sim, existem alternativas ao ChatGPT. Afinal, os chatbots inteligentes já existem pelo menos desde a década de 90. Estas são algumas das principais:
YouChat
Uma espécie de versão light do ChatGPT, o YouChat é ideal para todos os que apenas procuram um chatbot para fazer coisas divertidas como escrever poemas originais, gerar letras de canções, ou ter uma conversa agradável. Ao contrário do ChatGPT, o YouChat também providencia uma lista das suas referências, o que é ótimo para investigadores.
Bing (Microsoft)
Talvez a mais popular das alternativas ao ChatGPT, o chatbot da Bing, da autoria da Microsoft, ainda se encontra em fase de expansão, mas promete ser o grande rival da ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAI. Longe de ser universalmente acessível, o chatbot da Bing pode ainda assim ser utilizado de forma gratuita.
O único problema? Ainda precisa de muito trabalho! O programador Jon Uleis, por exemplo, fez sucesso com um tweet em que publicou uma conversa que teve com o chatbot da Bing. A pergunta inicial foi “Onde posso ver o Avatar 2?”, mas o programador acabou a ser insultado pelo programa, que também lhe disse que o seu telemóvel tinha um vírus…
Google Bard
Sim, a Google também prepara a sua própria alternativa ao ChatGPT, mas esta ainda não se encontra disponível. Contudo, é possível juntar-se a uma lista de espera para aceder ao Google Bard mal este se torne público. O Google Bard é uma grande promessa (afinal, conta com a assinatura de uma das marcas mais valiosas do mundo) mas, para já, ainda não parece ser uma certeza.
Segundo a CNBC, os funcionários da Google têm publicado memes na sua rede social interna em que ridicularizam o desempenho do Google Bard e descrevem o anúncio do lançamento do chatbot como “apressado.”
Chatsonic
Casos como o do Google Reader provam que nem sempre existem alternativas disponíveis para programas populares, mas o Chatsonic parece ser um dos mais sólidos potenciais substitutos do ChatGPT. A empresa que desenvolveu o programa parece achar o mesmo, até porque o Chatsonic é descrito em anúncios como sendo “melhor do que o ChatGPT.”
O único problema? O Chatsonic não e não deverá ser uma ferramenta gratuita; tem um custo mensal de cerca de 12 euros para todos os que o pretendam usar.
Para mais informações, esteja atento a todas as noticias sobre tecnologia.