TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Boxes Android TV populares vendidas na Amazon estão infetadas com malware

Jorge Montez por Jorge Montez
19/05/2023
Em Segurança

Há boxes Android TV à venda na Amazon que estão pré-infetadas com malware capaz de lançar ciberataques coordenados.

Boxes android tv
Especialistas descobriram boxes android tv pré-infetadas com malware

Os modelos, fabricados pela AllWinner e RockChip, têm sido elogiados por sua acessibilidade e personalização, mas os especialistas alertam para a presença de malware pré-carregado nesses dispositivos.

Daniel Milisic,um especialista de segurança que comprou uma box Android TV AllWinner T95, descobriu que o firmware do chip estava infetado com malware. A sua investigação revelou que o dispositivo comunicava com servidores de comando e controle e conectava-se a uma rede global de milhares de outras boxes Android TV infetadas.

Malware executa taregas em segundo plano

O malware pré-carregado nessas caixas de Android TV é capaz de executar diversas atividades maliciosas, incluindo a geração de dinheiro por meio de anúncios em segundo plano. O pesquisador alerta que os autores do malware têm a capacidade de enviar qualquer carga útil que desejem para os dispositivos afetados.

De acordo com o Techcrunch, o investigador de segurança Bill Budington, da EFF, confirmou independentemente as descobertas de Milisic após adquirir um dispositivo afetado. Além do modelo T95, outros dispositivos da AllWinner e RockChip também estão pré-carregados com o malware, como a AllWinner T95Max, RockChip X12 Plus e RockChip X88 Pro 10.

Uma rede de dimensão desconhecida

Os especialistas afirmam que a dimensão da rede de bots formada pelos dispositivos infetados ainda é desconhecida, mas ressaltam a preocupação com a sua capacidade de realizar atividades maliciosas em grande escala, como mineração de criptomoedas, roubo de dados e ataques distribuídos de negação de serviço.

Embora tenha sido solicitado às empresas responsáveis pelos servidores de comando e controle que os desligassem, os pesquisadores alertam que a rede de bots pode retornar a qualquer momento com novas infraestruturas.

Deitar fora as boxes Android TV afetadas

Se tem uma box Android TV dos modelos afetados, não tem agora motivos para sorrir. Os especialistas dizem que não é fácil remover o malware dos dispositivos. Milisic é mesmo muito pessimista quanto a isso e diz que o melhor é deitar fora as boxes infetadas,

Este especialista de segurança sublinha a necessidade de impor padrões mais rigorosos aos retalhistas, como a Amazon, para evitar a venda de dispositivos com comportamento malicioso sem o conhecimento dos utilizadores.

Empresas não comentam

Até o momento, a Amazon não divulgou qualquer informação sobre a análise de segurança dos dispositivos vendidos ou sobre a retirada dos produtos infetados de sua plataforma. A AllWinner e a RockChip não responderam aos pedidos de comentário feitos pelos especialistas.

Outros artigos interessantes:

  • Bing Chat agora disponível para todos os utilizadores
  • The Legend of Zelda vende 10 milhões de cópias em apenas três dias
  • Hisense apresenta a nova Smart TV A5KQ
Tags: Android TVboxmalware
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Novos Volvo XC60 e XC90 passam a oferecer até 200 km em modo elétrico

Marvel’s Wolverine chega hoje à PS5 por 79,99 euros

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.