TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Europa quer baterias facilmente substituíveis nos smartphones

Jorge Montez por Jorge Montez
16/06/2023
Em Notícias, Tecnologia

O Parlamento Europeu aprovou legislação que obriga que todos os smartphones sejam fornecidos com baterias facilmente substituídas pelos consumidores.

Bateria smartphone baterias, europa, parlamento europeu, smartphones, ue
Foto: frankie / unsplash

A lei que os eurodeputados aprovaram por vasta maioria estipula as novas regras abrangentes para a conceção, produção e gestão de resíduos de pilhas e baterias vendidas na União Europeia.

Com um amplo apoio de 587 votos a favor, apenas nove contra e 20 abstenções, os eurodeputados aprovaram o acordo alcançado com o Conselho para reformular as normas da UE referentes a esse setor. Essa nova legislação, que leva em conta a evolução tecnológica e os futuros desafios do setor, abarcará todo o ciclo de vida das pilhas e baterias, desde a conceção até o fim de vida.

Declaração e rotulagem da pegada de carbono

Entre as principais medidas previstas no novo regulamento está a obrigatoriedade de declaração e rotulagem da pegada de carbono para as baterias de veículos elétricos, baterias de meios de transporte ligeiros (como scooters e bicicletas elétricas) e baterias industriais recarregáveis com uma capacidade superior a 2 kWh. Essa medida visa fornecer informações claras aos consumidores sobre o impacto ambiental desses produtos, incentivando uma escolha mais consciente.

Facilidade de substituição de baterias portáteis

Outra medida destacada é a conceção das baterias portáteis nos aparelhos de modo a permitir que os próprios consumidores possam retirá-las e substituí-las facilmente. Isto visa facilitar a manutenção e a reparação dos dispositivos, prolongando sua vida útil e reduzindo a geração de resíduos.

Passaporte digital para baterias

O novo regulamento também prevê a implementação de um passaporte digital para baterias LMT (Lithium Metal-based Batteries), baterias industriais com capacidade superior a 2 kWh e baterias EV (Electric Vehicle). Essa medida visa rastrear o histórico e as características dessas baterias, promovendo a transparência e a segurança no seu comércio.

Política de diligência devida e objetivos de recolha de resíduos

Uma política de diligência devida será aplicada a todos os operadores económicos, exceto às pequenas e médias empresas (PME). Além disso, o regulamento estabelece metas mais rigorosas para a recolha de resíduos de pilhas, estipulando que até 2023 sejam recolhidas 45% das baterias portáteis, chegando a 63% até 2027 e 73% até 2030. Para as baterias LMT, a meta é de 51% até 2028 e 61% até 2031.

Recuperação de materiais e conteúdo reciclado

O regulamento também estabelece níveis mínimos de materiais recuperados dos resíduos de pilhas, incluindo lítio, cobalto, cobre, chumbo e níquel. A meta é alcançar a recuperação de 50% do lítio até 2027, chegando a 80% até 2031.

Já para o cobalto, cobre, chumbo e níquel, a meta é de 90% até 2027 e 95% até 2031. Além disso, foram estabelecidos níveis mínimos de conteúdo reciclado de resíduos de fabrico e de consumo para utilização em novas pilhas, com prazos estipulados após a entrada em vigor do regulamento.

Perspetivas futuras

Aprovado em plenário, o texto agora aguarda a aprovação formal do Conselho antes de ser publicado no Jornal Oficial da União Europeia e entrar em vigor.

O relator Achille Variati expressou a sua satisfação com o acordo, destacando que essas medidas podem se tornar uma referência para o mercado mundial de baterias.

“Pela primeira vez, temos legislação relativa à economia circular que abrange todo o ciclo de vida de um produto — uma abordagem que é benéfica tanto para o ambiente como para a economia. Negociamos medidas que beneficiam em grande medida os consumidores: as baterias funcionarão bem, serão mais seguras e mais fáceis de remover”, afirmou o eurodeputado.

“O nosso objetivo global é construir uma indústria de reciclagem da UE mais forte, em especial para o lítio, e um setor industrial competitivo no seu conjunto, que é crucial nas próximas décadas para a transição energética e a autonomia estratégica do nosso continente. Estas medidas poderão tornar-se uma referência para todo o mercado mundial de baterias”, concluiu.

Com essas novas regras, a União Europeia visa impulsionar a economia circular, promover a sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos de pilhas e baterias, alinhando-se aos objetivos globais de preservação do planeta.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis BYD. Tudo o que quer saber sobre a marca chinesa
  • Xiaomi Electric Scooter 4 e 4 Lite já chegaram a Portugal
  • Tesla mostra o seu robô humanoide
Tags: bateriasEuropaparlamento europeusmartphonesue
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Pesquisa google escolas

Google toma decisão polémica: escolas que rejeitem IA poderão perder acesso à Pesquisa

04/11/2026
Portugal prepara novas regras para centros de dados

Portugal prepara novas regras para centros de dados

04/11/2026
Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Casa branca oculta regras de avaliação de modelos de ia

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

03/11/2026

Últimas notícias

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.