O maior fabricante de automóveis da Índia, a Maruti Suzuki, revelou o seu primeiro carro elétrico, o Maruti Suzuki eVX, no Auto Expo 2023. Recentemente, o modelo foi visto em testes na Polónia, o que acendeu o interesse dos amantes de automóveis em todo o mundo. Este novo veículo, que está a ser desenvolvido em parceria com a Toyota, poderá ser uma forte concorrência para o esperado Hyundai Creta EV.
Primeiras impressões do eVX
O Maruti Suzuki eVX já chegou ao estágio de protótipo quase pronto para a produção. Um veículo de teste foi visto em Cracóvia, na Polónia, completamente camuflado, dando uma ideia de como poderá ser o modelo final. À primeira vista, o eVX tem uma aparência semelhante ao conceito inicialmente apresentado, mantendo a maioria das características de design, como a frente vertical, o capô musculado e as cavas das rodas quadradas.
Contudo, o eVX apresenta linhas mais suaves e uma postura menos agressiva em comparação com o conceito original. Em termos de funcionalidades, o eVX abandonou o sistema de monitorização da vista traseira baseado em câmara do conceito original, optando por um sistema de espelho retrovisor mais convencional, semelhante ao dos modelos existentes da Maruti Suzuki.
Um vislumbre do interior
Embora o interior do conceito nunca tenha sido mostrado, o interior do veículo de teste dá uma ideia do que podemos esperar. O painel de instrumentos acolhe um conjunto de dois ecrãs, semelhante ao que encontramos em carros como o Mahindra XUV700, e uma consola central flutuante com dois níveis de armazenamento. O painel é também complementado por ventilações de ar condicionado verticais.
Ao que parece, a Maruti Suzuki também optou por um novo design de volante de dois raios. Além disso, o eVX terá bancos com ajuste elétrico e a possibilidade de incluir bancos ventilados. Agora, só nos resta esperar pelo lançamento oficial do Maruti Suzuki eVX em 2025 para confirmar estas expectativas.
Outros artigos interessantes: