A XPeng, conhecida fabricante chinesa de veículos elétricos, acaba de anunciar o lançamento bem-sucedido da sua tecnologia de assistência à condução em Beijing. Esta notícia fez as ações da Xpeng subirem, refletindo o sentimento positivo do mercado em relação ao mais recente desenvolvimento da empresa.
Com a aprovação para uso nas principais estradas e autoestradas da capital, a Xpeng torna-se a pioneira na implementação desta tecnologia avançada em Bei. Este marco coloca a Xpeng na vanguarda da inovação automóvel e reforça o seu compromisso em revolucionar a experiência de condução.
Expansão da tecnologia de assistência à condução
Ainda não se sabe quando a tecnologia de assistência à condução estará disponível para uso em todas as ruas da cidade. No entanto, a Xpeng já anunciou a disponibilidade do seu sistema City NGP (Navigation Guided Pilot), uma tecnologia comparável à funcionalidade Full Self-Driving (FSD) da Tesla, em Xangai, Shenzhen e Guangzhou. A empresa também revelou a intenção de expandir a funcionalidade para “dezenas de cidades” ainda este ano.
Atenção ao volante: uma necessidade constante
Apesar das capacidades avançadas do sistema City NGP da Xpeng, Xiaopeng He, fundador e CEO da empresa, destacou a importância de os condutores manterem a atenção na estrada. Ele mencionou que as capacidades de condução atuais do sistema são semelhantes às de um condutor novato.
No entanto, com a ajuda de extensos dados de condução urbana e fortes sistemas de treino de dados em circuito fechado, a Xpeng planeia lançar atualizações de software para o XNGP trimestralmente. Estas atualizações permitirão melhorias contínuas no desempenho do sistema.
Com este desenvolvimento, a Xpeng consolida a sua posição como um dos principais ‘players’ no setor de condução autónoma, com o objetivo de trazer capacidades avançadas de assistência ao condutor para uma gama mais ampla de ambientes urbanos em toda a China.
Outros artigos interessantes: