Desde que Elon Musk assumiu as rédeas do Twitter, têm acontecido várias alterações na plataforma, algumas mais bem recebidas do que outras. Contudo, uma novidade que deverá agradar a muitos utilizadores é a possibilidade de ganhar dinheiro com anúncios nas respostas a tweets.
Monetização Twitter: uma abordagem diferente
O sistema de monetização do Twitter tem uma dinâmica um pouco diferente de outras plataformas. Para ser elegível para o sistema de partilha de receita, os criadores têm de estar subscritos ao Twitter Blue, um serviço que custa aproximadamente 9 euros por mês em dispositivos móveis e cerca de 6,50 euros na web. Existe também a possibilidade de uma assinatura anual, que ronda os 68 euros. Com o Twitter Blue, além de outros recursos, os criadores recebem o famoso selo de verificação azul.
Como participar no programa de monetização do Twitter?
Como mencionado, a subscrição ao Twitter Blue é um requisito para aderir ao programa de monetização. Adicionalmente, é necessário que os criadores tenham pelo menos cinco milhões de impressões em posts em cada um dos últimos três meses.
Por enquanto, a partilha de receitas de anúncios do Twitter só está disponível nos países onde o Stripe suporta pagamentos. A empresa ainda não forneceu informações sobre os países onde o Stripe não está disponível, mas é provável que venha a estabelecer parcerias com serviços de pagamento existentes nos países onde pretenda implementar o programa de monetização.
Como funciona o pagamento das receitas?
Os subscritores do Twitter Blue podem agora começar a ganhar dinheiro com anúncios que aparecem nas respostas aos tweets. A empresa anunciou que os criadores começarão a receber pagamentos de uma parte da receita de anúncios que a empresa gerou com as respostas aos tweets. Basicamente, os teus tweets precisarão de se tornar virais e ter um bom envolvimento para gerar receita publicitária. Só assim começarás a receber pagamentos do Twitter.
Segundo um relatório do The Verge, o Twitter está a pagar até 40 mil dólares a contas que têm alguns milhões de seguidores. A empresa começou com um pequeno grupo que foi convidado a aceitar pagamentos, mas planeia estender o programa a mais criadores ainda este mês. O programa de monetização do Twitter também se aplica a organizações verificadas.
Outros artigos interessantes: