Frank Rubio, o astronauta da NASA que recentemente estabeleceu um novo recorde de permanência no Espaço, regressa hoje à Terra. Rubio passou 371 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), ultrapassando o recorde anterior estabelecido por Mark Vande Hei.
Viagem de regresso à Terra
Rubio regressa à Terra na nave Soyuz MS-23, juntamente com dois cosmonautas russos, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin. A nave desacoplou da ISS hoje, pelas 08h55 de Lisboa, e a aterragem no Cazaquistão está prevista para as 12h17 de Lisboa.
Ansioso pelo reencontro com a família
Durante a partida, que foi acompanhada pela NASA numa transmissão online, Rubio revelou que está ansioso por abraçar a sua esposa e filhos assim que regressar a casa.
Uma estadia prolongada na ISS
Rubio chegou à ISS a 21 de setembro de 2022, numa viagem a bordo da Soyuz MS-22. Durante a sua estadia, assistiu à chegada e partida de várias tripulações, como a Crew-7. O astronauta norte-americano de 47 anos ficou retido na Estação Espacial Internacional durante meses devido a uma fuga no sistema de refrigeração da nave espacial que o deveria trazer de volta à Terra e que agora foi consertada.
O trio regressa após 371 dias no espaço e uma missão que abrangeu 157,4 milhões de quilómetros e 5.963 órbitas da Terra.