TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Futuro da IA generativa discutido em Lisboa

Jorge Montez por Jorge Montez
16/10/2023
Em Inteligência Artificial

Daniel Rasmus, antigo líder da Microsoft, afirmou em Lisboa que a IA generativa é uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios se for usada de forma responsável.

Ia generativa

O ex-diretor mundial da Microsoft do Programa The New World of Work, fundador da Serious Insight e atual consultor internacional da Singularity falava no decorrer do evento “Empowering Business with Generative AI”, promovido pela Singularity Part of Devoteam . O objetivo foi discutir o estado atual e as perspetivas futuras da Inteligência Artificial (IA) Generativa, uma área que permite criar conteúdos originais e personalizados com base em dados.

O evento contou com a participação de especialistas, empresas e entusiastas da IA generativa, que partilharam as suas experiências, conhecimentos e visões sobre esta tecnologia e o seu impacto nas organizações e na sociedade.

“A IA não é uma ameaça”

Daniel Rasmus falou sobre a evolução histórica da IA generativa, desde o primeiro chatbot criado em 1958 – a Eliza – até aos modelos mais avançados e diversificados de atualmente. O especialista alertou para as questões éticas e regulatórias que se colocam com esta tecnologia, que pode ser usada para fins benéficos ou maliciosos. Segundo afirma, a IA não é uma ameaça, mas sim uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios para a humanidade, se for usada de forma responsável e consciente.

“A tecnologia não vai contra a ética, nós é que vamos, por isso temos de pensar em como vamos lidar com esta evolução. Na minha opinião, a IA não vai governar o mundo, não tem emoções, não é uma ameaça, é uma ferramenta que nos vai trazer a maior mudança de project management da história, pois agrega pessoas, processos e tecnologia”, referiu Daniel Rasmus.

Centro de competências em OpenAI

Pedro Martins, CEO Singularity Part of Devoteam, salientou o papel pioneiro da empresa na criação de um Centro de Competências em OpenAI em Portugal, que desenvolve soluções data-driven baseadas na IA generativa. Pedro Martins afirmou que a Singularity está num patamar muito avançado no que diz respeito à qualidade e quantidade de implementações desta tecnologia em Portugal, tendo já alguns casos de sucesso em ambiente empresarial.

Projetos de IA generativa

Durante o evento, foram apresentados alguns projetos de IA Generativa desenvolvidos pela Singularity para diferentes setores de atividade. Por exemplo, o Millennium BCP mostrou uma plataforma de apoio às equipas internas, que permite guiar o contacto com o cliente em tempo real. Os CTT – Correios de Portugal mostraram um chatbot para ajudar os colaboradores a responder às questões dos clientes. A EDP mostrou a estratégia do grupo para testar a tecnologia em diferentes processos de negócio. O Instituto dos Registos e do Notariado mostrou como a tecnologia pode melhorar o processo de geração do Pacto Social das empresas.

Os benefícios comuns destes projetos foram a automatização da criação de conteúdo, a poupança de tempo e recursos para as empresas, a eficiência no processamento de dados, a melhoria da experiência do utilizador, a mais segurança e otimização de sistemas existentes.

No final do evento, foi lançado o segundo livro da autoria da Singularity part of Devoteam, “Empower Business with Generative AI”, escrito por Daniel Rasmus, Pedro Martins e Patrícia Milheiro. O livro pretende ser um guia para os decisores empresariais sobre o impacto da IA generativa nas suas organizações e sobre as melhores práticas para a sua adoção e governação.

Outros artigos interessantes:

  • Garmin revela coleção Marq Carbon: smartwatches de luxo em fibra de carbono
  • Este é o smartphone abaixo de 200 euros que não compromete
  • Inzone Buds da Sony, criados para a vitória no mundo gaming
Tags: conferênciaDevoteamIA generativaSingularity
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Microsoft xbox ai
Microsoft

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

06/05/2026
Gpt-5. 5 instant, o novo modelo padrão do chatgpt com menos alucinações e memória auditável
Inteligência Artificial

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

06/05/2026
Telemóvel exibe retrato falso ao lado de máscara teatral para ilustrar a falta de transparência do selo criador de ia na rede social da meta.
Opinião

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

06/05/2026
Openai adolescentes
Inteligência Artificial

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

05/05/2026
Infografia sobre os novos acordos de ia do pentágono com a presença das tecnológicas parceiras sobre uma rede de defesa classificada.
Inteligência Artificial

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

03/05/2026
Automóveis volvo passam a contar com google gemini
Inteligência Artificial

Automóveis Volvo passam a contar com Google Gemini

01/05/2026 - Atualizado a 02/05/2026

Últimas notícias

Microsoft xbox ai

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

06/05/2026
Huawei watch fit 5 pro

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

06/05/2026
Vivo x300 ultra (3)

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

06/05/2026

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.