Se estás ansiosamente à espera do sucessor do primeiro anel inteligente da Samsung, o Galaxy Ring, pode ser que tenhas de exercitar um pouco mais a tua paciência. Passou quase um ano desde o lançamento do dispositivo original, e seria natural esperar que uma nova versão estivesse ao virar da esquina, talvez já no próximo mês. No entanto, notícias recentes sugerem que a chegada da segunda geração deste anel inteligente, que podemos apelidar de Galaxy Ring 2, poderá demorar bem mais do que o previsto.
Uma nova informação, veiculada pelo site Galaxy Club, indica que o desenvolvimento do chamado Galaxy Ring 2 terá apenas começado. Se esta informação se confirmar, lança uma sombra de dúvida sobre um possível lançamento ainda em 2025.

Sinais de um desenvolvimento ainda incipiente
O relatório do Galaxy Club não avança com datas específicas para o lançamento, mas o facto de o desenvolvimento estar, alegadamente, numa fase tão inicial é um forte indicador. Normalmente, desde o início do desenvolvimento de um produto tecnológico até que este esteja pronto para chegar ao mercado, podem passar vários meses, por vezes mais de um ano, dependendo da complexidade.
Contudo, é importante colocar as coisas em perspetiva. O Galaxy Ring original foi o primeiro do seu género para a Samsung, o que significa que a empresa está a desbravar um novo caminho. Por isso, é difícil prever com exatidão como será o ciclo de desenvolvimento para esta segunda geração. A experiência adquirida com o primeiro modelo poderá acelerar alguns processos, mas a introdução de novas tecnologias ou alterações significativas no design poderiam, inversamente, prolongar o tempo necessário.
Entre expectativas, rumores e o silêncio da Samsung
Apesar destes sinais de um possível adiamento, os rumores sobre o Galaxy Ring 2 já circulam há algum tempo, mais precisamente desde o ano passado. As expectativas em torno do novo anel são consideráveis. Fala-se que o próximo modelo poderá ser mais fino, oferecendo um design ainda mais discreto e confortável para ti. Outra melhoria esperada prende-se com a autonomia da bateria, que poderá variar consoante o tamanho do anel, uma característica importante para um dispositivo que se pretende usar continuamente.
Para além do aspeto físico, as funcionalidades de monitorização de saúde também deverão ser alvo de melhorias, assim como a integração de capacidades de inteligência artificial. Estas poderiam traduzir-se em análises mais detalhadas e personalizadas dos teus dados de saúde e bem-estar. Recorda-te que, anteriormente, esperava-se que a Samsung desse um primeiro vislumbre do novo anel durante a apresentação da série Galaxy S25 em janeiro, algo que, claramente, não se concretizou.
Para adensar o mistério, uma outra fuga de informação, datada de novembro de 2024, afirmava precisamente o contrário: que o Galaxy Ring 2 chegaria mais cedo do que o esperado. Perante este cenário de informações contraditórias, a única posição oficial da Samsung tem sido o silêncio absoluto.
Um possível novo calendário e a necessidade de cautela
Se o relatório mais recente do Galaxy Club estiver correto, e o desenvolvimento estiver de facto nos seus estágios iniciais, poderemos ter de esperar até ao início de 2026 para ver o novo Galaxy Ring. Um lançamento nessa altura poderia coincidir com a apresentação da série Galaxy S26, prevista para janeiro desse ano.
No entanto, e como é habitual no mundo da tecnologia, é fundamental encarar estas informações com uma dose saudável de ceticismo. Os planos das empresas podem mudar, as fugas de informação nem sempre são precisas e o desenvolvimento de produtos está sujeito a inúmeras variáveis. Por isso, enquanto a Samsung não fizer um anúncio oficial, tudo não passa de especulação informada. Resta-nos aguardar por novidades concretas da marca sul-coreana.
Outros artigos interessantes: