TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portugal em contraciclo na Europa: investimento tecnológico cai apesar do novo unicórnio

Vitor Urbano por Vitor Urbano
19/11/2025
Em Empresas, Negócios

O ecossistema tecnológico português viveu um ano de paradoxos em 2025. Se, por um lado, houve motivos para abrir o champanhe com a ascensão da Tekever ao estatuto de unicórnio (empresas avaliadas em mil milhões de dólares), por outro, os sinais de alerta dispararam. O mais recente relatório “State of European Tech” revela que, enquanto os gigantes europeus estão a atrair cada vez mais capital, Portugal está a perder gás, com o investimento total em startups a recuar face ao ano anterior.

Os dados mostram uma Europa a duas velocidades: um núcleo forte que cresce e uma periferia que luta para acompanhar o ritmo, apesar de ter talento e casos de sucesso pontuais.

O sucesso da Tekever esconde uma realidade mais dura

A entrada da Tekever no clube dos unicórnios em maio foi, sem dúvida, o ponto alto do ano. Colocou Portugal no mapa como um dos 11 países capazes de produzir empresas tecnológicas de avaliação bilionária em 2025. É a prova de que a engenharia e a inovação nacional, especialmente em áreas complexas como a defesa e os drones, têm qualidade mundial.

No entanto, quando olhamos para a floresta em vez da árvore, o cenário muda. O financiamento captado pelo ecossistema português desceu dos 250 milhões de dólares em 2024 para 230 milhões este ano.

Este recuo é preocupante porque acontece num momento de expansão para os líderes. O Reino Unido disparou 22% (angariando 14 mil milhões), e a Alemanha e a Suécia também cresceram. Portugal, ao cair para a 14.ª posição do ranking, está a divergir da tendência de recuperação dos grandes mercados tecnológicos.

Portugal unicórnio

As barreiras invisíveis: porque é que o dinheiro não chega?

O relatório não se limita aos números; faz um diagnóstico das dores de crescimento da Europa, que se aplicam com particular força a Portugal.

  • O “Pesadelo” Regulatório: Para quase 70% dos fundadores, as leis europeias são um travão, não um motor. A fragmentação do mercado (regras diferentes em cada país) e a rigidez laboral dificultam a vida a quem quer escalar rapidamente.
  • Falta de Capital Próprio: A Europa tem dinheiro, mas não o investe em risco. Os fundos de pensões europeus começaram a acordar (aumentaram a alocação em 55%), mas o fosso para os EUA continua gigante.
  • Conservadorismo Corporativo: Apenas 20% das grandes empresas europeias trabalham com startups, contra 50% nos EUA. Falta uma cultura de simbiose entre os “velhos” gigantes e os novos inovadores.

A esperança chama-se Inteligência Artificial

Apesar da quebra no investimento geral, há uma luz ao fundo do túnel e ela é alimentada por IA. O setor da Deep Tech e da Inteligência Artificial absorveu 36% de todo o capital de risco na Europa.

A confiança dos empreendedores mantém-se resiliente: em Portugal, 35% dos fundadores dizem estar mais otimistas do que no ano passado. A questão crucial para 2026 será se este otimismo e o sucesso da Tekever serão suficientes para inverter a tendência de queda e atrair novamente os investidores internacionais que, este ano, preferiram apostar em mercados mais consolidados.

Outros artigos interessantes:

  • Google Gemini 3 é oficial e chega com um plano para dominar a IA
  • Mais de 28 mil milhões de dólares ilícitos a circular na criptoeconomia
  • Moana: o primeiro trailer do ‘remake’ chega com uma nova voz e Dwayne Johnson de regresso
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Recompra de ações da nvidia equivale a 67% do pib português

Recompra de ações da NVIDIA equivale a 67% do PIB português

30/09/2026
Iberdrola adota ia da harvey nos serviços jurídicos e fiscais

Iberdrola adota IA da Harvey nos serviços jurídicos e fiscais

28/09/2026
Banco digital brasileiro nubank avalia compra da monzo

Banco digital brasileiro Nubank negoceia aquisição da Monzo

27/09/2026
Redcatpig nomeia hugo costa para liderar a comunicação

Redcatpig nomeia Hugo Costa para liderar a comunicação

24/09/2026

Últimas notícias

Minecraft recebe The Sift, primeira nova dimensão em 14 anos

OpenAI lança Dots, agentes de IA que trabalham continuamente

ChatGPT Spaces junta equipas, ficheiros e agentes de IA

Polícia neerlandesa detém alegado líder dos ShinyHunters suspeito de planear homicídios

GTA 6 terá mapa duas vezes maior que GTA 5

Pesquisa com IA muda o SEO e separa visibilidade de tráfego

Trust Volyx é um rato gaming de 67 g com ligação tri-mode

NVIDIA cria nova barreira de segurança para agentes de IA

5 gadgets Anker úteis que talvez ainda não conheça

Google contesta o DMA por regras sobre Android e pesquisa

Anthropic alerta investidores para riscos catastróficos da IA

Como libertar espaço no Android sem perder ficheiros importantes

Escovas elétricas Xiaomi têm até 180 dias de bateria

Fuga revela cinco novos modos StandBy do iPhone Duo

Meta Muse sincronizou iMessages após utilizador recusar acesso

Leak aponta para “o”, o próximo assistente sempre ativo da OpenAI

Android 18 estreia com pistas sobre novos efeitos visuais

NightshadeC2 utiliza Ethereum e Cloudflare para ocultar ataques no Windows

Prompt injection altera decisões de IA através de documentos

Xiaomi integra Apple Watch no HyperOS 4

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.