A Samsung parece estar finalmente pronta para agitar as águas no mercado dos smartphones dobráveis. As mais recentes fugas de informação revelam que a próxima geração trará não um, mas dois formatos distintos para a série Fold, numa tentativa clara de agradar a gregos e troianos.
Graças a um novo hands-on divulgado pelo conhecido leaker Ice Universe e reportado pelo 9to5Google, já podemos ver lado a lado unidades dummy do novo Galaxy Z Fold 8 “Wide” em comparação com o tradicional “Ultra”. É impossível não notar a diferença abismal entre as duas filosofias de design que a fabricante sul-coreana preparou para este ano.
Este lançamento duplo é, no mínimo, uma estratégia curiosa por parte da marca, especialmente quando a concorrência chinesa tem apertado cada vez mais o cerco. Com apresentação prevista para julho, o mundo da tecnologia já tem os olhos postos nestes novos pesos-pesados.
Dois ecrãs, duas experiências completamente diferentes
O grande destaque vai inteiramente para a versão “Wide”, que abandona finalmente o formato estreito e alto semelhante a um comando de televisão. Este novo dispositivo apresenta um ecrã exterior muito mais largo, assemelhando-se à abordagem de outras marcas e prometendo ser muito mais confortável para o uso diário, vídeos e sessões de gaming.
Por outro lado, a fabricante parece não querer abandonar as suas raízes e vai manter o formato já nosso conhecido naquilo a que os rumores chamam de Galaxy Z Fold 8 Ultra. A decisão de manter este formato mais contido na versão que carrega o nome “Ultra” acaba por ser algo questionável, visto que grande parte dos utilizadores pede ecrãs exteriores com dimensões tradicionais há já vários anos.

O fim do vinco no ecrã e melhorias de peso
Mas o aspeto exterior não é a única grande novidade a entusiasmar os fãs. Outra fuga de informação garante que a Samsung fez melhorias drásticas no ecrã flexível de ambas as versões. Ao que tudo indica, o infame vinco será praticamente invisível e impercetível ao toque, nivelando-se com o excelente trabalho sem vinco que a Oppo tem apresentado nos seus topos de gama.
No que toca à espessura, o modelo mais largo surpreende nas imagens partilhadas nas redes sociais. Os rumores apontam para um perfil impressionantemente fino, fazendo com que o dispositivo pareça um smartphone quase normal quando está dobrado, deixando para trás a sensação de carregar um autêntico “tijolo” no bolso.
As especificações esperadas para os novos dobráveis
Ainda que as imagens das unidades dummy roubem grande parte da atenção mediática, as entranhas destes novos equipamentos também já foram alvo de fugas de informação. Se os dados dos relatórios mais recentes se confirmarem, podemos esperar atualizações de respeito na ficha técnica.
- Processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5 para garantir um desempenho de topo.
- Bateria com capacidade até 5000 mAh no modelo Ultra, enquanto o Wide deverá ficar-se pelos 4800 mAh.
- Câmara principal de 200 MP, acompanhada por uma lente ultrawide renovada com um sensor de 50 MP.
- Ecrã interno com rácio de 4:3 na versão Wide.
Estas especificações mostram que a Samsung quer finalmente dar o salto no que toca a autonomia e fotografia, duas das maiores queixas de quem adquire dobráveis da marca. Esperemos apenas que o aumento da bateria não prejudique o peso e o design fino que as fotografias sugerem.
A ameaça da concorrência e a resposta da marca
É inegável que a pressão de concorrentes de peso tem forçado a Samsung a sair da sua habitual zona de conforto e a inovar a um ritmo mais acelerado. O facto de termos agora duas opções físicas tão distintas na linha Fold reflete uma adaptação necessária às exigências reais de quem paga uma pequena fortuna por estes equipamentos.
A apresentação oficial destes dobráveis deverá acontecer no já habitual evento de verão da empresa, apontado para o dia 22 de julho. Resta agora aguardar pacientemente para vermos como é que as carteiras dos consumidores vão reagir ao inevitável preço inflacionado de cada uma destas novidades.
Outros artigos interessantes:



