TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Google revela que pesquisas sobre inteligência artificial disparam em Portugal

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
13/03/2023
Em Inteligência Artificial, Press Release

Em Portugal, além das pesquisas sobre inteligência artificial, as pessoas recorreram também ao Google para obter conselhos sobre como proteger a privacidade e a segurança online; como aprender novas competências digitais e evoluir na carreira profissional, e como  serem  mais sustentáveis. 

Google revela que pesquisas sobre inteligência artificial disparam em portugal

A Google divulgou hoje novas tendências de pesquisa que mostram que as pessoas em Portugal estão cada vez mais interessadas no tema da inteligência artificial (IA). O interesse em pesquisas como “inteligência artificial” atingiu o recorde em 2022 em Portugal e no resto do  mundo, e continuou no topo em fevereiro, após quatro meses consecutivos de crescimento.

Pesquisas sobre inteligência artificial continuam a crescer

Nos primeiros dois meses do ano, o interesse em Portugal pelo tema triplicou (+220%) em comparação ao mesmo período de 2022, no país. No último ano, entre as perguntas mais populares sobre inteligência artificial em Portugal, destacam-se (data: março de 2022 a fevereiro de 2023, em comparação aos 12 meses anteriores):

  • O que define inteligência artificial (Breakout*)
  • O que significa câmara com inteligência artificial (Breakout*)
  • O que faz uma inteligência artificial (102%)
  • O que é machine learning (40%)

A inteligência artificial é uma das tecnologias mais complexas que a Google está a trabalhar atualmente. A inteligência artificial pode transformar de maneira significativa e positiva a sociedade, seja ao ajudar os médicos na detecção de doenças precocemente, ou abordar temas importantes como o câmbio climático. É uma ferramenta que contribui para ampliar o potencial das pessoas e também das empresas. Recentemente, a Google tornou público o seu foco numa  IA responsável, que prioriza a segurança em todos os processos de criação e testes, assim como o bem social. 

As tendências mostram também que os portugueses estão cada vez mais interessados em proteger a sua cibersegurança e privacidade online

Em 2022, as pesquisas por “segurança informática” foram o principal termo relacionado com segurança pesquisado  em todo o mundo e em Portugal também; enquanto que o termo  “cibercrime” foi amplamente pesquisado e apresentou níveis recorde a uma escala global. As pesquisas por segurança na Internet mais do que duplicaram em Portugal (+130%), enquanto que o interesse de  pesquisa por ciberataques aumentou 400% – ambos recordes máximos. As perguntas mais pesquisadas sobre cibersegurança incluíram “como prevenir o phishing” (+310%), “como prevenir um ciberataque” (+140%) e “como prevenir o cibercrime” (+60%).

A Google está a utilizar a  IA para enfrentar os desafios de segurança – inclusive no Gmail, que bloqueia automaticamente mais de 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de caixas de entrada utilizando a  IA.

Com cada vez mais pessoas a utilizarem a Internet para gerir todos os aspetos da sua vida quotidiana, os portugueses também estão interessados em aumentar a sua privacidade online. As pesquisas por “gerador de palavra passe  aleatória” (+100%), “força da palavra passe” (+80%) e “palavra passe única” (+30%) atingiram valores recorde em Portugal em 2022 – assim como o tópico de pesquisa privacidade. As pesquisas por “gestor de palavras passe” – ferramenta da Google que facilita o uso de uma palavra passe forte e exclusiva para todas as suas contas online – também atingiram um novo recorde (+80%).

As pessoas em Portugal também recorreram ao Google para ajudá-las a entender melhor a economia, aprender novas competências  e desenvolver as suas carreiras profissionais 

2022 foi um ano de incerteza económica que esteve refletido nas tendências de pesquisa . As tendências de pesquisa por inflação atingiram um máximo histórico em todo o mundo e quase triplicaram (+180%) em Portugal. As perguntas mais pesquisadas incluíram “o que é a inflação”, “por que os preços do gás aumentaram” e “por que o preço da eletricidade aumentou em Portugal”. “Dinheiro” e “energia” foram os dois dos tópicos mais pesquisados em Portugal em 2022, com as pesquisas por “plano de poupança de energia”, “teletrabalho para poupar energia” e “medidas governamentais de poupança de energia” a aumentarem mais de 5.000%.

As pessoas em Portugal não estão apenas a recorrer ao Google para entender estas questões, também estão a pesquisar por recursos para enfrentar estes desafios e construírem as suas carreiras. As pesquisas por “programador de software” duplicaram, enquanto as pesquisas por “aprender a programar do zero” (+470%) e “cursos de programação” (+80%) também aumentaram.

Os utilizadores também recorreram ao Google para se prepararem para entrevistas de emprego e para encontrarem novas oportunidades, com o interesse de pesquisa pelo tópico “emprego em part time” a aumentar em 30%. Portugal foi um dos dez primeiros países do mundo – e um dos  três primeiros na Europa – onde mais procura por empregos em part time. A própria Google continua a oferecer formação e aconselhamento a quem mais precisa, tendo proporcionado formação em competências digitais a mais de 100 mil pessoas em Portugal com o programa “Grow with Google”.

As pessoas em Portugal preocupam-se em construir um futuro mais sustentável, e estão a utilizar o Google para perceber como o fazer

As tendências divulgadas hoje também mostram que os portugueses valorizam o ambientalismo e a sustentabilidade. Em todo o mundo, as pesquisas por “alterações climáticas”, “crise climática” e “sustentabilidade” atingiram recordes – enquanto que em Portugal, as pesquisas por “aquecimento global”, “mitigação climática” e “banho verde” apresentam valores de pesquisa históricos máximos. 

Por todo o mundo, as pesquisas  por desastres ambientais atingiram números recorde, incluindo “seca”, “inundação” e “deslizamentos de terras”. Esta tendência repete-se em Portugal, onde os utilizadores estão a pesquisar, mais do nunca, por desastres ambientais, incluindo ondas de calor e inundações. 

A Google está familiarizada com o crescente interesse em sustentabilidade e, para além do seu  objectivo de atingir emissões líquidas zero em todas as nossas operações e cadeia de valor até 2030, está também empenhada em permitir que todos façam escolhas mais sustentáveis.

Nos últimos anos, o Google fez alterações nos seus principais produtos, que chegam a milhares de milhões de pessoas todos os dias, para ajudar os utilizadores  a fazerem escolhas mais sustentáveis. No ano passado, a Google lançou as rotas  ecológicas  em Portugal, que usa inteligência artificial para ajudar a mostrar aos utilizadores do Google Maps a rota mais eficiente em termos de combustível, bem como a mais rápida. Estima-se que essa ferramenta já tenha ajudado a remover mais de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono – o equivalente a remover 100.000 carros movidos a combustível das estradas. A Google também fez alterações nas ferramentas Hotel, Flight e Shopping  de forma a ajudar os utilizadores a saberem quais as opções mais sustentáveis.

Outros artigos interessantes:

  • Google One traz VPN integrada para (quase) todos!
  • Kit X2D 100C da Hasselblad: Um kit para uma experiência fotográfica de topo
  • Trust lança Primo, um rato sem fios, leve, compacto e barato
Tags: googleinteligência artificialpesquisaPortugal
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Aws ai agents
Inteligência Artificial

AWS lança agentes de IA “mais humanos” que entendem tom e sotaque

02/12/2025
Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Apple ai (2)
Apple

Apple recruta ex-líder do Google Gemini para salvar a sua IA

02/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025
Google gemini aplicação móvel
Google

Google promete “revolução” na app do Gemini e confirma versão nativa para Mac

01/12/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.