TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Emirados Árabes Unidos dão ok para veículos autónomos da WeRide

Jorge Montez por Jorge Montez
05/07/2023
Em Mobilidade Elétrica

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) deram um importante passo rumo à implementação de veículos autónomos no país. A empresa chinesa de condução autónoma WeRide obteve a primeira licença nacional para realizar testes de veículos autónomos de nível 4 nas estradas públicas dos EAU.

Veículos autónomos
Foto: weride

A licença concedida pela SAE (Society of Automotive Engineers) permite que a WeRide teste os seus veículos sem intervenção humana em determinadas condições de condução. Essa conquista representa um avanço significativo para o Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante dos EAU, que tem a visão de tornar 25% dos transportes do país totalmente autónomos até 2030.

Política nacional para veículos eléctricos

Além da licença concedida à WeRide, o Conselho de Ministros dos EAU também aprovou uma abrangente política nacional para veículos eléctricos na última segunda-feira. Essa política tem como objetivo impulsionar a adoção de veículos eléctricos no país, incluindo a construção de uma rede nacional de carregamento e a regulação do mercado de veículos eléctricos.

Um dos estímulos dessa política é o desenvolvimento de indústrias relacionadas, como a dos veículos autónomos. A integração desses veículos pode reduzir as emissões e preservar a qualidade das estradas, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável.

Dubai e os testes de veículos autónomos

A cidade mais populosa dos EAU, Dubai, tem sido um local de destaque nos testes de veículos autónomos nos últimos anos. Em 2019, a Autoridade de Estradas e Transportes (RTA) de Dubai organizou a Conferência Mundial sobre Transportes Autónomos, reunindo líderes da indústria nesse campo. A conferência deste ano, marcada para setembro, contará com um concurso no qual empresas e instituições académicas apresentarão suas soluções de autocarros autónomos.

A RTA tem como objetivo reduzir o número de veículos nas estradas de Dubai e aumentar a frota de robotáxis para 4.000 veículos até 2030. Nesse contexto, a Cruise, subsidiária da General Motors sediada em São Francisco, também está presente em Dubai, realizando testes e desenvolvendo robotáxis. A Cruise planeia lançar o seu robotaxi feito sob medida, o Cruise Origins, nas ruas de Dubai ainda este ano.

WeRide expande presença

Enquanto isso, a WeRide está a expandir sua presença tanto nos EAU como noutros lugares do Médio Oriente. A empresa anunciou que irá testar “todos os tipos de veículos autónomos” no país, incluindo robotáxis, robobuses, robovans e varredores de rua autónomos. A WeRide já tem realizado testes de robotáxis em algumas estradas públicas dos EAU ao longo do último ano.

A empresa chinesa também está de olho na Arábia Saudita, tendo anunciado planos de colaboração com a Saudi Artificial Intelligence Company para lançar uma rota de robobus no país vizinho.

Perspetivas futuras

Com a licença concedida à WeRide e a política nacional para veículos eléctricos, os Emirados Árabes Unidos estão a dar passos importantes na direção de uma mobilidade autónoma e sustentável. Essas iniciativas impulsionam a pesquisa, o desenvolvimento e os testes de veículos autónomos, tornando o país um dos pioneiros nesse campo. A expectativa é que essas tecnologias transformem significativamente o cenário dos transportes nos EAU e promovam uma mobilidade mais eficiente e ecológica.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis BYD. Tudo o que quer saber sobre a marca chinesa
  • Xiaomi Electric Scooter 4 e 4 Lite já chegaram a Portugal
  • Tesla mostra o seu robô humanoide
Tags: EAUEmirados Árabes UnidosEVveículos autónomosveículos elétricosWeRide
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Lg honda motos elétricas
Mobilidade Elétrica

Honda e LG testam motos elétricas com baterias amovíveis: fim da espera?

19/05/2026
Segway xaber 300 (2)
Mobilidade Elétrica

Segway Xaber 300 chega ao mercado com velocidade de 96 km/h

16/05/2026
Ride1up
Mobilidade Elétrica

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

05/05/2026
Segway xaber 300 (2)
Mobilidade Elétrica

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

03/05/2026
Xiaomi yu7 gt (2)
Xiaomi

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

03/05/2026
Tesla fsd
Tesla

Tesla cede à pressão: FSD V14 Lite a caminho dos antigos HW3

29/04/2026

Últimas notícias

Oneplus 16 (3)

OnePlus retoma atualizações do OxygenOS após risco de falha crítica

19/05/2026
Whatsapp beta android

WhatsApp Beta atualiza as listas de conversas e oculta filtros vazios

19/05/2026
Apple wwdc26

Apple confirma WWDC 2026 para 8 de junho: Fim de uma era?

19/05/2026

Meta despede 8000 e realoca 7000 funcionários para a inteligência artificial

Linus Torvalds alerta para avalanche de bugs de IA no Linux

Nova máquina de lavar da Xiaomi separa a roupa interior

Quando a tecnologia evolui, o trabalho tem de se tornar mais humano

Honor WIN 2: Novo ecrã OLED 2K mantém a taxa de 185Hz?

OPPO Find X9 Ultra já está à venda em Portugal

Bug no Gmail faz ecrã piscar em tablets e dobráveis Android!

Honda e LG testam motos elétricas com baterias amovíveis: fim da espera?

Fortnite: Vais poder ver 10 minutos do filme The Mandalorian and Grogu

Fuga de informação do Honor 600 Pro revela ecrã secundário

Vivo S60: bateria de 7.200 mAh e carregamento de 90W confirmados

Corsair Void v2 sofre corte brutal: um negócio irrecusável?

Google Password Manager: Vais poder importar e exportar as tuas passkeys

Utilizadores do Google Pixel Watch 2 acordam sem os dados de sono

Peli ModLight Pivot já está disponível em Portugal

Samsung Exynos 2800 pode mudar as regras da inteligência artificial móvel

Royal Pop provoca caos mundial nas lojas Swatch

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.