TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brand Phishing: Microsoft no topo das marcas mais falsificadas

A Check Point Research divulgou o relatório sobre as marcas mais visadas em ataques de phishing

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
20/10/2024
Em Check Point Software, Segurança

A Check Point Research (CPR), equipa de investigação da Check Point Software Technologies, publicou o seu mais recente relatório de tendências de brand phishing, focando-se no terceiro trimestre de 2024.

A análise revela que a Microsoft se mantém como a marca mais falsificada em esquemas de phishing, sendo responsável por 61% das tentativas de fraude relacionadas com marcas. O documento sublinha o impacto contínuo destas atividades, que procuram obter informações pessoais e credenciais de pagamento dos utilizadores.

A Apple e a Google seguem a Microsoft na lista das marcas mais imitadas. Enquanto a Apple manteve a sua posição no segundo lugar, com 12% dos ataques, a Google subiu para a terceira posição, representando 7% dos casos.

O relatório aponta ainda para a entrada da Alibaba e da Adobe no top 10 de marcas mais utilizadas em phishing, ocupando os sétimo e oitavo lugares, respetivamente.

Brand phishing: microsoft no topo das marcas mais falsificadas

Brand phishing: setores mais afetados pelos ataques

O setor da tecnologia continua a ser o mais atingido pelos esquemas de brand phishing, destacando-se pela falsificação de marcas tecnológicas como a Microsoft, Apple e Google. As redes sociais e o setor bancário também figuram entre os mais afetados, refletindo o aumento das tentativas de ataque direcionadas a plataformas populares e fornecedores de serviços financeiros.

O relatório enfatiza a importância de uma maior consciencialização por parte dos utilizadores. Omer Dembinsky, gestor de dados da Check Point Software, recomenda que os utilizadores estejam atentos a possíveis sinais de fraude, como emails suspeitos e links duvidosos. A implementação de medidas de segurança, como a autenticação multifator, é apontada como uma forma eficaz de reduzir o risco de ataques.

Táticas de phishing envolvendo WhatsApp e Alibaba

O relatório também destaca a utilização crescente de esquemas de brand phishing direcionados a utilizadores de redes sociais e plataformas de comércio eletrónico. Foi identificado um novo site fraudulento, whatsapp-io.com, que tenta enganar os utilizadores do WhatsApp ao apresentar-se como um centro de segurança da aplicação.

Embora o site já esteja inativo, esta tentativa de fraude exemplifica o tipo de esquema que visa obter informações pessoais sob o pretexto de resolver problemas de conta.

Além disso, foi identificado outro esquema direcionado à Alibaba, através do site alibabashopvip.com, que se faz passar pela plataforma oficial de retalho da marca. Este site fraudulento, apresentado em vietnamita, oferece produtos falsificados e incentiva os utilizadores a registarem-se, o que pode resultar no roubo de informações pessoais e financeiras. A Alibaba entrou pela primeira vez no top 10 das marcas mais imitadas neste trimestre.

Conclusão

O relatório da Check Point Research sublinha a crescente sofisticação dos esquemas de phishing e a importância de uma vigilância contínua por parte dos utilizadores. Manter os dispositivos atualizados e desconfiar de comunicações não solicitadas são medidas essenciais para mitigar os riscos de ser vítima de ataques cibernéticos.

Outros artigos interessantes:

  • Zoom anuncia inovações com IA no Zoomtopia 2024
  • Gemini Live expande suporte ao português de Portugal
  • Novas regras na App Store da UE causam polémica entre programadores
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.