TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

iOS 7: Primeiras impressões

Jorge Montez por Jorge Montez
19/09/2013
Em Mobile





A Apple liberou ontem o seu novo sistema operativo/operacional para dispositivos móveis, o iOS 7. Aqui no TecheNet já fizemos a atualização de software e estamos com um sorriso nos lábios: a empresa de Cupertino parece ter acertado na mosca!

Independente de uma análise mais cuidada, as primeiras impressões sobre o novíssimo iOS 7 são muito positivas. Design, funcionalidade e experiência do usuário são o grande trunfo desta nova versão do iOS; de tal forma que parece estarmos perante um sistema totalmente novo mas com a vantagem de não nos sentirmos perdidos. E há ainda a câmera, que já era um dos pontos fortes da Apple mas que agora aparece renovada.

O design

É no design que imediatamente sentimos estarmos perante um produto novo. O anterior tinha sido lançado em 2007 e o peso dos anos já se fazia sentir. O iOS 7 tem um desenho muito mais minimalista, com os ícones bem maiores do que anteriormente e todos redesenhados. Até conseguir aquela conjugação de cores entre fundos e ícones há que fazer várias tentativas. É que todos os ícones estão mais coloridos e encontrar o equilíbrio leva algum tempo, principalmente por causa da caixa dos grupos de apps. Mas não é nada que não se resolva e até pode ser divertido.

Funcionalidade

Depois de vermos um smartphone mais bonito, chega a vez de nos apercebermos da funcionalidade. E logo de início, percebemos que o iOS 7 dá uma goleada no anterior sistema operativo/operacional da marca de Cupertino. Basta falarmos de dois pontos: multitarefa e central de controlo.

Comecemos pelo último: a central de controlo demorou a chegar aos dispositivos da Apple, mas veio em força. Deslizando o dedo a partir de baixo, o usuário tem agora imediato controlo sobre as funções principais do smartphone.

Com apenas um toque é possível controlarmos o modo de voo, wifi, bluetooht, os avisos ou o giroscópio. Passamos ainda a aceder ao volume e ao controlo de reprodução audio, bem como ao brilho do ecrã/tela. Há ainda quatro funções a que se acede desde a central de controlo: São elas a câmera, calculadora, o relógio e suas funções e a lanterna – que a partir de agora deixa de necessitar de uma app.

E depois vem a multitarefa a que se acede premindo duas vezes consecutivas o botão de início e que assim resolve aquele que era um dos maiores problemas dos iPhone e iPad. Agora é possível retomar uma app no exato local onde tínhamos ficado, sem que a mesma volte a reiniciar. É aqui também que é possível parar uma app que tenha bloqueado.

Se isto tudo lhe parece familiar tem toda a razão. O iOS 7 está “mais Android” e isso é uma boa notícia para os usuários.

Experiência

Com um novo design e novas funcionalidades, é evidente que a experiência do usuário sai bastante reforçada. É evidente que o iOS 7 não tem o grau de customização possibilitado pelo Android, mas quando pela primeira vez com ele começamos a trabalhar parece estarmos perante um novo smartphone.

O painel de controlo vem dar outra dimensão à rapidez de execução de tarefas e depois é nos pequenos detalhes que vemos a diferença. Como acontece no Safari, onde as várias abas abertas aparecem com tridimensionalidade vertical, o que torna mais fácil a navegação. Parece coisa pouca, mas não é.

E depois há o spotlight – o sistema da marca de pesquisa dentro do dispositivo. Antes fazia-se um gesto para a esquerda e ele ocupava todo o ecrã/tela. Agora faz-se um gesto para baixo em qualquer ponto da tela e a caixa de pesquisa aparece apenas em cima. Este gesto requer alguma habituação, uma vez que é igual ao da central de notificações. Só que a esta última se acede a partir do topo da tela e para se ir para o spotlight tem de se fazer o gesto em qualquer outro local do ecrã.

Mas não há bela sem senão e prepare-se para um maior consumo da bateria. É verdade que fizemos uma utilização bastante intensa do smartphone, mas em apenas três horas a bateria foi praticamente abaixo.

Ios6 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
do velhinho iOS 6
Novo design ios 7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
ao minimalista iOS 7
Spotlight ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
o spotlight mudou de lugar
Multitarefas ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
um iPhone verdadeiramente multitarefas
Safari io6 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
melhor experiência de navegação
Filtros ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
os filtros da câmara do iOS 7

 

 

 

 

 

 

 

 

A câmara

Outra grande inovação imediatamente identificada prende-se com a câmara, que ganha novas funcionalidades e uma maior facilidade de utilização. Desde logo há um conjunto de nove filtros que podem ser utilizados na hora de se tirar a fotografia. Eles aparecem em simultâneo, o que permite ao usuário escolher aquele que lhe parece criar o efeito desejado.

E no iPhone 5 tem ainda a possibilidade de fazer vídeo em câmara lenta ou selecionar parte do clip que acabou de gravar para o fazer.

Depois, o botão de disparo permite escolher entre vídeo e fotografia – como já o fazia – mas inclui agora a possibilidade de se tirar uma panorâmica e uma foto quadrada. Está aqui um claro piscar de olho ao Instagram que agradeço.

Concluindo, pode-se dizer que o iOS 7 é uma aposta ganha por parte da Apple. Design moderno e mais funcionalidades que criam uma melhor experiência de utilização.

E se ainda não baixou o novo sistema operativo/operacional está na hora de o fazer. Confira se o seu dispositivo suporta o iOS 7 e faça os procedimentos básicos antes de o baixar.

Há só um conselho: coloque o smartphone ou o tablet ligado à bateria e prepare-se para algumas horas de espera. Quer o download como a instalação são bastante demorados. O melhor é tratar do processo durante a noite. Instale o iOS 7 e não se arrependerá.

 

 

Tags: applecentral de controloiOS7iphonespotlight
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Xiaomi smart doorbell 4 pro vigia visitas e encomendas

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

01/11/2026
Whatsapp interface android

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

01/11/2026
Apple iphone duo - samsung (2)

Samsung provoca Apple com os ecrãs partidos do iPhone Duo

01/11/2026
Samsung (2)

Samsung multada na Coreia do Sul por publicidade enganosa ao gaming

01/11/2026

Últimas notícias

OpenAI, Google, Microsoft e Anthropic apoiam recusa comum do treino de IA

ColorOS 17 chega a mais smartphones OPPO e OnePlus

Google prepara correção para consumo excessivo de bateria nos Pixel Watch

Samsung One UI 9 chega a mais modelos Galaxy

Falha crítica no Brotli afeta mais do que o Node.js

HyperOS 4 chega a mais smartphones Xiaomi

Influenciadores virtuais geram comentários menos emotivos

Apple: iPhone Air 2 poderá ganhar segunda câmara e bateria maior

Motorola Signature 27 já tem lançamento marcado para novembro

Honor 700 poderá receber teleconversor de 200 mm dos Magic 9

OPPO confirma Reno 17, Pad Air 6 e Watch 5 para novembro

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

Google: Gemini leva nova animação com partículas a mais smartphones Android

Wikimedia defende treino de IA e exige respeito pelas licenças

iPad mini OLED revela salto de desempenho no Geekbench

Google Pixel 11 Pro poderá ganhar alertas HiLight com IA

Nokia 2360 Flip junta dois ecrãs e assistência familiar remota

Ataque à Binance afeta 6,3 mil milhões de dólares

Samsung Galaxy S27 poderá continuar limitado ao carregamento de 25 W

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.