TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Android é o grande alvo dos cibercriminosos

Jorge Montez por Jorge Montez
09/11/2011 - Atualizado a 15/11/2012
Em Mobile, Segurança

Smartphones são presa fácil

 

O sistema operacional/operativo Android é o mais apetecido pelos cibercriminosos que voltaram agora as suas atenções para os smartphones. De acordo com a Kaspersky Lab, de 900 malware detetados em Outubro, 800 tinham por alvo smartphones Android.

Malware smartphone“Não pense que o seu smartphone é mais seguro que o seu PC”. Com esta frase, o analista sénior de malware da Kaspersky Lab resumiu a apresentação que fez na conferência de imprensa online sobre os riscos de segurança com os smartphones. Os cibercriminosos têm como nova missão piratear smartphones para posterior venda de informações, chantagem, publicitação ou alteração de dados. Só este ano foram descobertos mais programas de malware do que nos sete anos anteriores.

Denis Maslennikov afirmou que dado o grande peso do sistema operacional/operativo Android “é provável que os programas de malware venham a ser criados apenas para este sistema” e os usuários têm de “ler com atenção as autorizações sempre que descarregam um aplicativo” mesmo que o façam de sites confiáveis. Como exemplo, Maslennikov afirmou que em Setembro houve um programa de malware escondido num aplicativo de ring tones que esteve um mês no Android Market até ser detetado.

O malware para smartphones vai ser um problema à escala mundial, “mas para já os principais alvos são a China e a Rússia, apenas porque os cibercriminosos que criam os malware são chineses e russos”.

Atenção às redes sociais

O analista sénior de segurança Denis Maslennikov é também muito claro quando avisa para que se tenha cuidado com a informação que se partilha nas redes sociais, uma vez que elas são uma das principais fontes de informação dos cibercriminosos. A utilização constante da geolocalização (por exemplo) pode dar uma imagem nítida dos nossos hábitos e expor-nos a ataques. Há informação que disponibilizamos conscientemente e em que aceitamos os riscos (ou não pensamos neles), mas há outras que são automáticas. É o caso de quando utiliza o seu smartphone para colocar um post numa rede social. Por defeito, o modelo do aparelho aparece na postagem e, consequentemente, torna mais fácil o trabalho do cibercriminoso.

Como proteger a informação

Com um risco tão grande, o melhor que todos temos a fazer é adotar medidas preventivas: A primeira das quais, sublinhou Denis Maslennikov, é nunca perder o smartphone de vista uma vez que é fácil a um cibercriminoso recolher informação (mesmo quando protegidos por palavra-passe ou com swipelock). Mas não só: se puder, evite hotspots sem encriptação de segurança WPA2, evite divulgar o seu número de telefone e “nunca, mas nunca confie em sms e emails com links”. E, claro, coloque software de segurança credível no aparelho porque “é um erro pensar que o seu smartphone é mais seguro que o seu PC”. Faça atualizações do sistema operacional/operativo, escaneie regularmente o aparelho, tenha em atenção as permissões de segurança dos aplicativos e em caso de dúvida não os instale.

 

Tags: cibercriminososKasperskymalwarepicturessmartphones
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Motorola razr novo
Motorola

Motorola Razr Swarovski Edition: O novo flip phone de luxo

04/08/2026
Google gemini nano 4 - samsung galaxy z fold8
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 8 quebra recordes de pré-reserva na Coreia do Sul

04/08/2026
Huawei watch gt 7
Huawei

Huawei Watch GT 7: imagens reais revelam design antes do lançamento

04/08/2026

Comentários

Últimas notícias

Google lança primeiro teaser oficial do seu Pixel 11 Pro Fold

OnePlus 16 chega à produção de teste com uma bateria gigante

Google Clock 9.0: Os live updates chegam aos smartphones Pixel

Apple AirTags: as vantagens e os contras do novo modelo

Redmi Projector 5 e Projector 5 Pro: A nova aposta visual da Xiaomi

Samsung alerta: a escassez de memória vai durar até 2028

Disney+ repõe o streaming em 4K na Europa mas sem HDR

Xiaomi Redmi 17 chega à Europa antes de ser oficializado

Steam Deck OLED: Atualização melhora streaming com HDR e codec AV1

A Microsoft pondera abandonar a Steam na Xbox Project Helix

Microsoft aumenta os preços das consolas Xbox na Europa

Netflix: os cinco melhores lançamentos de agosto para a tua maratona

Xiaomi apresenta o novo aspirador Mijia 5C com sucção de 18000Pa

WhatsApp: Vais poder controlar as atualizações da aplicação para Mac

SteelSeries revela os novos teclados Apex Pro Gen 3 em Portugal

Google cancela a app mobile do AI Studio após 800 mil pré-registos

Huawei e Honor preparam adoção de nova câmara frontal quadrada

Huawei revela teoria de 18 camadas para a indústria de chips

Xiaomi Mijia Pro: A nova máquina de barbear inteligente de metal

Fuga de informação revela todas as especificações e preços do Pixel 11

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.