Facebook entra em bolsa

Zuckerberg mantém controlo total

 

A Facebook apresentou ontem o pedido formal para a entrada em bolsa. A empresa prevê conseguir um preço de 5 bilhões de dólares, mas os analistas prevêem que chegue aos 10 bilhões. Zuckerberg mantém o controlo total sobre a companhia e pode entrar para o clube dos 4 mais ricos da América.

facebook bolsaA entrada em bolsa surge numa altura em que o Faebook está a comemorar oito anos de existência e clama ter 845 milhões de usuários. Analistas citados pela agência Reuters consideram que a empresa fundada por Mark Zuckerberg em Fevereiro de 2004 pode conseguir em bolsa o dobro do que afirma esperar. A conseguir os 10 bilhões de dólares torna-se a empresa tecnológica com a melhor entrada em bolsa de sempre, ultrapassando a Google que na altura conseguiu 1,9 bilhões de dólares com a sua Oferta Pública de Acções (OPA).

Mark Zuckerberg controlará 56,9 por cento das ações com direito a voto e manterá o controlo total sobre a companhia. A confirmarem-se as expetativas dos analistas, se a Facebook conseguir 10 bilhões de dólares pela OPA passará a ter um valor de mercado da ordem dos 100 bilhões de dólares. Com o controlo económico sobre 28 por cento das ações, Zuckerberg verá crescer a sua fortuna para 28 bilhões de dólares com apenas 27 anos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.