Nick D’Aloisio tem apenas 17 anos e gosta de programação. De um momento para o outro tornou-se o mais novo web-milionário ao ver uma aplicação que desenvolveu ser comprada pelo gigante Yahoo! por qualquer coisa como 30 milhões de dólares.
Parece que o jovem britânico ainda não caiu em si depois de fechar o negócio: “Gosto de sapatos e vou comprar uns Nike novos e talvez compre um computador novo. Mas o resto vou guardá-lo no banco”, disse D’Aloisio aos jornalistas.
Nick começou a estudar programação com 12 anos e aos 17 alcançou o sucesso com uma app que sumariza as notícias. Desenvolvida há dois anos e colocada em Novembro de 2012 a App Store da Apple, a app gratuita já foi descarregada mais de um milhão de vezes. Chama-se Summly e resume as notícias em tópicos através de um algoritmo criado por Nick que analisa os textos gramatical e estatisticamente para determinar qual a informação mais importante.
D’Aloisio não ficou apenas milionário, ganhou também um bom emprego uma vez que a Yahoo! já contratou os seus serviços. O jovem vai conciliar o trabalho com os estudos. “Começou como um hobby, mas depois apercebi-me de que poderia ganhar dinheiro com isso”.
Certamente não imaginava que poderia ganhar tantos milhões de dólares aos 17 anos.
O valor do acordo alcançado não é conhecido, uma vez que a Yahoo! se recusa a divulgar a verba que pagou a D’Aloisio, mas o jornal London Evening Standard afirma que estará entre os 30 e os 60 milhões de dólares.
A Yahoo! confirmou oficialmente a compra numa nota onde diz:
“Estamos entusiasmados de compartilhar com vocês que adquirimos Summly, uma empresa de produtos para celulares fundada com uma visão para simplificar o modo que conseguimos a informação, mais rápido, mais fácil e de forma mais concisa”.
“Aos 15 anos, Nick D’Aloisio criou o Summly app em sua casa em Londres. Isto começou com uma perspicácia, pois vivemos em um mundo de informação constante e precisamos de novos modos de simplificar como encontramos as histórias que são importantes para nós, com apenas uma olhada”, afirma a Yahoo! em comunicado.
A primeira versão da app despertou o interesse de uma companhia de Hong Kong, que apostou no jovem e se tornou seu parceiro, fazendo chegar outros investidores – como Yoko Ono ou Robet Murdoch – à start up criada por Nick D’Aloisio, que nunca perdeu o controlo da app e detinha a maioria das quotas. Quando isso aconteceu tinha apenas 15 anos, o que o tornou a pessoa mais jovem de sempre a receber capital de empresas de investimento para desenvolver uma ideia na área da tecnologia.
Assista ao vídeo do lançamento do aplicativo Summly
Summly Launch from Summly on Vimeo.
Comentários