TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Especialista demonstra como é fácil infectar smartphones com malware

Maximiliano da Rosa por Maximiliano da Rosa
19/04/2013 - Atualizado a 22/05/2018
Em Gadgets, Hardware, Mobile, Segurança

Recentemente o CEO da empresa de segurança Lookout demonstrou numa entrevista como é fácil hackear um smartphone com o simples envio de um e-mail falso. Durante a demonstração John Hering usou dois aparelhos simulando o ataque realizado por um criminoso virtual, que fingiu se passar por um dos jornalistas mais importantes dos EUA, Walt Mossberg. Como isca o especialista usou o oferecimento de um jogo grátis anexado à mensagem. O aplicativo, claro, estava infectado e bastou a vítima baixá-lo e instalá-lo para o estrago estar feito.




Com um malware instalado no celular o criminoso (apenas de mentirinha nesse caso) poderia ter acesso a diversas funções do aparelho sem o seu dono saber. Na demonstração o executivo da Lookout usou o telefone infectado para enviar uma mensagem de SMS. Na prática, um smartphone infectado por um vírus está sujeito a perigos ainda maiores. Ele poderia ter acesso à informações pessoais, redefinir suas senhas e até mesmo bloquear o acesso às contas do usuário. Enfim, o estrago poderia se grande.

A demonstração feita pelo especialista serve como alerta. Segundo ele esse tipo de ataque, chamado de phising, é um dos mais usados pelos cibercriminosos para infectar celulares, smartphones e tablets com programas maliciosos. A verdade é que quando se pensa em segurança virtual a palavra que logo vem à cabeça é: invasão.

No entanto, o que podemos perceber é que se trata mais de um convite. Com esse tipo de técnica o usuário acaba convidando o criminoso a entrar em sua casa, o que nesse caso, é o seu dispositivo. Diante disso conclui-se que é preciso, cada vez mais, investir em proteção para não acabar refém de criminosos do mundo virtual.

A dica pode parecer batida, mas ainda é atual. Por isso nunca é demais repetir: cuidado ao clicar em links em e-mails e cuidado com arquivos anexados às mensagens. Para se ter uma ideia foi através de um e-mail falso que a atriz brasileira Carolina Dieckmann teve seu computador invadido, e viu suas fotos íntimas publicadas na internet no ano passado. Antes disso, ela ainda foi vítima de chantagem por parte dos criminosos. O caso, aliás, levou o Brasil a criar uma lei específica sobre crimes virtuais e que leva o nome da atriz.

Como se proteger

No caso dos smartphones há vários cuidados a serem tomados para se proteger dos crackers. Uma delas é sempre baixar aplicativos e jogos de suas lojas oficiais como a App Store e o Google Play, por exemplo. No caso do Android é preciso estar atento ao fato de que há muitos aplicativos falsos por lá, por isso, todo cuidado é pouco. Outra dica é a de sempre que possível ter o software mais atualizado possível no smartphone ou tablet.

E, claro, instalar um antivírus no dispositivo móvel é essencial para a segurança. Felizmente há diversas opções disponíveis gratuitamente para download como o próprio Loookout, o Avast Mobile, o Kaspersky e o AVG, entre outros.

Tags: anti-viruscrackerhackermalwaresmartphone
PartilhaTweetEnvia
Maximiliano da Rosa

Maximiliano da Rosa

Poeta, blogueiro por natureza, amante dos livros e dos gadgets. Adora gatos, cachorros e e desenvolver softwares. Fã do Linux. Contribuidor no Yahoo! e editor e fundador de vários blogs na internet como o <a Meu Gadget Blog, Site do Android e Vagas S/A, entre outros.

Artigos relacionados

Google blog
Google

Google ajuda a gerir o tempo de ecrã dos miúdos

18/06/2026
Carl pei nothing
Mobile

CEO da Nothing promete roubar clientes à Apple um a um

18/06/2026
Vivo x fold 6 (2)
Mobile

Vivo X Fold 6 surpreende com bateria de 7.000mAh e resistência extrema

18/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Google Home com Gemini já tem data de lançamento oficial

Honor revela design do novo MagicOS 11 e abre fase de testes

Spider-Man: Brand New Day junta Hulk e Punisher no novo trailer

Honor Watch 6: A nova besta da autonomia com 35 dias de bateria

ChatGPT já permite agendar tarefas mas há um grande senão

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Crise na TSMC coloca gigantes da tecnologia nas mãos da Samsung

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial

Claude recebe novo modo de voz com múltiplos idiomas

OnePlus N6 impressiona com a maior bateria de sempre da marca

Captar vídeos aéreos? DJI Mini 3 regista queda de preço histórica

Android 17: A versão estável já começou a chegar aos smartphones Pixel

Qualcomm lança o Snapdragon Reality Elite para a nova geração XR

Ficas sempre sem energia? BLUETTI Elite 30 V2 com desconto irrecusável

Google Voice: A inteligência artificial agora tira notas das tuas chamadas

Oppo e Vivo preparam topos de gama que vão custar uma fortuna

Farto de áudio fraco? Hollyland Lark M2 Combo tem desconto imperdível

Samsung e Homem-Aranha unem forças para promover os novos dobráveis

Serdatia é a nova empresa do Grupo Seresco com foco em dados e IA aplicada

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.