TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Impactos de asteroides podem ter criado ingredientes da vida

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
10/12/2014
Em Ciência
Sistema de laser asterix em praga, república tcheca. Cientistas operaram o laser para recriar o evento do impacto de uma rocha espacial na terra primordial, evento que pode ter criado os blocos de construção do dna e do rna, a arquitetura da vida. Crédito: ap photo/dagmar civisova
sistema de laser asterix em praga, república tcheca. Cientistas operaram o laser para recriar o evento do impacto de uma rocha espacial na terra primordial, evento que pode ter criado os blocos de construção do dna, a arquitetura da vida. Crédito: ap photo/dagmar civisova




Cientistas utilizaram um poderoso laser para recriar as condições que, acredita-se, existiam na Terra quando a vida surgiu, há cerca de 4 bilhões (mil milhões) de anos. Os resultados propõem que a energia envolvida no impacto de um asteroide possa ter gerado a faísca de ignição da biologia, criando compostos orgânicos nos quais se baseiam DNA e RNA a partir de moléculas encontradas nos primórdios do planeta.

Em um laboratório situado em Praga, capital da República Tcheca, o grupo de pesquisadores liderado pelo Prof. Svatopluk Civiš, do Instituto Heyrovský de Química Física, disparou o laser Asterix contra uma solução de formamida — substância composta pelos elementos carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, essenciais para a vida como a conhecemos. O procedimento deu origem às bases nitrogenadas (blocos de construção genéticos) adenina, guanina, citosina e uracila, sendo as três primeiras comuns ao DNA e ao RNA (a uracila é exclusiva ao RNA).

Diversas pesquisas buscam identificar formas através das quais substâncias mais simples podem produzir as bases nitrogenadas acima, o que ajudaria os cientistas a descobrir sob que circunstâncias ambientais a vida pode ter se originado, argumenta Civiš. De fato, outros estudos produziram as mesmas bases por meio de reações químicas, por exemplo. O pesquisador explica que a formamida teria sido uma substância abundante na Terra quando do surgimento da vida e que, portanto, ela seria uma provável fonte de bases nitrogenadas.

Bombardeio

Com pulsos de laser — de um terço de nanossegundo de duração —, a equipe de Civiš levou a solução de formamida, que também continha barro (mistura representativa de um ambiente rico em água e substâncias orgânicas), a temperaturas máximas superiores a 4.200oC. A radiação emitida pelo pulso também imitou as condições esperadas para um impacto da magnitude do provocado por um asteroide.

Além das bases nitrogenadas, a ação do laser também produziu “radicais livres” de carbono e nitrogênio (CN) e de nitrogênio e hidrogênio (NH), substâncias químicas altamente reativas que podem ter transformado a própria formamida nas bases nitrogenadas.

Colisões como a simulada no experimento teriam sido comuns durante o Intenso Bombardeio Tardio, evento ocorrido entre 3,85 e 4 bilhões de anos atrás. Durante o bombardeio, grandes objetos atingiram os planetas rochosos do centro do Sistema Solar, quais sejam Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

As conclusões do estudo de Civiš, publicadas em 08 de dezembro no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, sugerem que o bombardeio tenha proporcionado os ingredientes necessários para a vida, que se somaram às condições ambientais da Terra:

“A emergência da vida terrestre não é resultado de um acidente, mas consequência direta das condições na Terra primordial e seus arredores”, escreveram no artigo os pesquisadores.

Tags: asteróidesfísicaquímicaTerravida
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Blue origin explosão
Espaço

Blue Origin: foguetão New Glenn explode em teste de rotina

29/05/2026
Mit cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica
Ciência

MIT cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica

10/04/2026
Artemis ii - lua (3)
Espaço

O Moon Shot da Apple e da Nikon: A Artemis II já orbita a Lua e as fotos são incríveis

09/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Google Home com Gemini já tem data de lançamento oficial

Honor revela design do novo MagicOS 11 e abre fase de testes

Spider-Man: Brand New Day junta Hulk e Punisher no novo trailer

Honor Watch 6: A nova besta da autonomia com 35 dias de bateria

ChatGPT já permite agendar tarefas mas há um grande senão

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Crise na TSMC coloca gigantes da tecnologia nas mãos da Samsung

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial

Claude recebe novo modo de voz com múltiplos idiomas

OnePlus N6 impressiona com a maior bateria de sempre da marca

Captar vídeos aéreos? DJI Mini 3 regista queda de preço histórica

Android 17: A versão estável já começou a chegar aos smartphones Pixel

Qualcomm lança o Snapdragon Reality Elite para a nova geração XR

Ficas sempre sem energia? BLUETTI Elite 30 V2 com desconto irrecusável

Google Voice: A inteligência artificial agora tira notas das tuas chamadas

Oppo e Vivo preparam topos de gama que vão custar uma fortuna

Farto de áudio fraco? Hollyland Lark M2 Combo tem desconto imperdível

Samsung e Homem-Aranha unem forças para promover os novos dobráveis

Serdatia é a nova empresa do Grupo Seresco com foco em dados e IA aplicada

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.