TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dyesol paga 5 milhões de euros por nova tecnologia desenvolvida pela FEUP e EFACEC

Cláudia Assis por Cláudia Assis
03/02/2015 - Atualizado a 22/10/2021
Em Notícias

Com a promessa de revolucionar o mercado das novas energias, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em colaboração com o Grupo Efacec, desenvolveu uma tecnologia pioneira a nível mundial que utiliza células fotovoltaicas com soldadura de vidro assistida a laser para produzir energia a baixo custo, algo que pode revolucionar o mercado das novas energias.

A fabricação é de baixo custo, mas a garantia é de grande eficiência energética e durabilidade de até 25 anos. Estas são as principais características das novas células solares de perovskita (PSC), tecnologia desenvolvida numa parceria entre a FEUP e a Efacec. A novidade logo atraiu a atenção da empresa austaliana Dyesol, que acaba de comprar a patente pelo valor de 5 milhões de euros.

Adélio Mendes, professor catedrático da FEUP, assina a ideia que deu origem a esta nova tecnologia. Mas foi com a colaboração de Alberto Barbosa (EFACEC) e com a contribuição da Agência de Inovação (QREN), CUF-QI, CIN e EDP que a ideia avançou para a concretização de dois projetos em consórcio – Solarsel e WinDSC – no âmbito dos quais a tecnologia de selagem foi, efetivamente, desenvolvida.

Segundo informações adiantas pela própria FEUP, a parceria com Efacec teve crucial importância que fosse possível introduzir esta tecnologia no mercado a um custo muito baixo, mantendo as características que a tornam única a uma escala mundial e bastante competitiva quando comparada com a tecnologia de silício utilizada atualmente no mercado das energias. “Trata-se de mais um caso de sucesso de parceria entre a Efacec e o mundo universitário”, explica Alberto Barbosa, membro do Conselho de Administração da Efacec, que ressalta, ainda, o potencial desta tecnologia e a relevância destas parcerias académico-empresariais.

Adélio Mendes reforça a importância deste tipo de parcerias e negociações internacionais: “ao vendermos tecnologia de ponta a empresas internacionais estamos a dar provas da nossa capacidade de I&D&I para produzirmos valor industrial, e podemos mais facilmente captar novos investimentos para tantos outros projetos de valor que temos em mãos na Faculdade de Engenharia.”

Depois de comprar a patente, a Dyesol pretende terminar a produção de módulos de demonstração do protótipo até 2016 e alargar e massificar a sua produção a partir de 2018. Animado com as perspetivas comerciais, Ian Neal, presidente da empresa australiana de energias sustentáveis, mostra-se satisfeito com a aquisição da tecnologia e explica que “a durabilidade é o maior desafio técnico neste mercado e esta tecnologia de soldadura tem o potencial de garantir mais de 20 anos de vida aos produtos”.

Tags: células fotovoltaicasDyesolEFACECenergia limpaenergia sustentávelFEUP
PartilhaTweetEnvia
Cláudia Assis

Cláudia Assis

A Menina Digital agora está no Techenet: tudo sobre Marketing Digital, com super dicas sobre Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Redes Sociais e Search Engine Optimization (SEO).

Artigos relacionados

Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Gás caro reacende risco de crise energética na europa
Notícias

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

11/09/2026
Playstation lego (2)
Notícias

PlayStation original regressa num impressionante set oficial da LEGO

06/09/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.