YouTube celebra 10 anos. Veja o primeiro vídeo publicado na plataforma!

youtube-10anos-techenet-cassis

YouTube acaba de completar 10 anos de vida. Embora a maior plataforma de online tenha sido registada há uma década, o primeiro vídeo apenas viria a ser publicado a 23 de abril. Com apenas 19 segundos de duração, “Me at the zoo” é um vídeo simples filmado no jardim zoológico de San Diego e que retrata uma rápida experiência de Jawed Karim, cofundador do site.

Apesar de atualmente a plataforma fazer parte do portfólio Google, o produto não foi criado pela gigante tecnológica, mas sim por três ex-funcionários do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.

Apenas após cair no gosto popular se tornar um sucesso é que o site foi comprado pelo Google, em 9 de outubro de 2006, pela quantia de US$ 1,65 bilhão em ações.

youtube-visual-10anos-techenet-cassis
Visual do YouTube na altura da sua criação, em 2005  (Foto: Reprodução/InternetArchive)

Mesmo o Google já possuindo um serviço semelhante, o Google Video nunca teve o mesmo sucesso de audiência que o YouTube. Com esta aquisição, foi apenas uma questão de tempo até que o serviço fosse encerrado pela empresa.

Além dos vídeos pessoais, o YouTube acabou por se tornar também numa excelente ferramenta de promoção de marcas e artistas. Que o diga Psy, o coreano que se tornou um suceso mundial com o seu “Gangnam Style” graças a um dos vídeos mais vistos de sempre no site. Atualmente, a plataforma está presente em 73 países e disponível em 61 idiomas.

Veja “Me at the zoo”, o primeiro vídeo do YouTube:

Via Techtudo

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.