CloudReady: Transforma qualquer computador num Chromebook

Cloudready


CloudReady é um novo sistema operativo que tem como base o Chrome OS da Google. O grande ponto forte deste novo sistema é a sua capacidade de transformar praticamente qualquer computador, novo ou velho, num Chromebook. Este projecto surgiu com o principal objectivo de ser integrado em escolas, tornando possível a reutilização de computadores antigos .

Este é um projecto bastante interessante, mas as escolas terão ainda de realizar um investimento para incorporar o CloudReady nos seus computadores, ainda que certamente menor do que adquirir novos equipamentos. Para instituições de educação, o CloudReady irá estar disponível a aproximadamente 50 euros por computador. Para os utilizadores privados existe ainda uma versão gratuita, no entanto esta versão não oferece qualquer suporte e sem a Google Management console.

Uma das características principais dos Chromebooks é o facto de serem exclusivamente cloud based e para tentar contornar esta “fragilidade”, o Cloud Ready oferece também a opção para realizar dual-boot. Significando que é possível ter a funcionar no mesmo computador o sistema Windows (ou Mac OS X) e o Chrome OS em simultâneo.

CloudReady

Para os interessados em experimentar este novo sistema, basta verificar se o seu computador é compatível com o CloudReady e realizar o download no software através do seu site oficial.

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.