LineageOS com novas funcionalidades, smartphones e liderança!

LineageOS 15.1 - TecheNet

Depois do desaparecimento da CyanogenMod, o LineageOS rapidamente se tornou na ROM personalizada mais popular para os smartphones Android e tem vindo a apresentar grandes evoluções ao longo dos últimos meses.

– 5 Dicas para poupar dados móveis no teu smartphone! –

Recentemente a equipa responsável pelo desenvolvimento da ROM publicou um vasto artigo no seu blog oficial anunciando grandes novidades no LineageOS e também na sua linha hierárquica, com um novo responsável a assumir a liderança do projecto.

Começando pela mudança na sua liderança, o até agora director do projecto Abhisek Devkota (também conhecido por “ciwrl”) decidiu que seria hora de abandonar a sua posição, passados 7 anos a trabalhar na CyanogenMod e os dois últimos anos no LineagOS. Através de votação dos membros do concelho da empresa, Kevin Haggerty (conhecido também como “haggertk”) foi o escolhido para tomar as rédeas deste projecto.




A lista de smartphones suportados pelo LineageOS continua a crescer!

A mais actual versão é o LineageOS 15.1, que tem como base o Android 8.1 Oreo. Aquando do seu lançamento apenas uma mão cheia de smartphones tiveram o prazer de poder usufruir da actualização, mas agora a lista está muito mais composta com mais de 20 novos smartphones adicionados recentemente. Entre todos os smartphones suportados pelo LineageOS 15.1 poderás encontrar o Moto Z2 Force, LG G6, HTC 10, Huawei Honor 5X, Zubia Z9 Max, Nvidia Shield Android TV, Oppo R7 Plus, OnePlus 2, Samsung Galaxy S9 e muito mais. [Lista completa]

LineageOS entra no “jogo” das Recoverys

Para quem não está muito dentro deste mundo de flashar ROMs personalizadas, uma das ferramentas essenciais é uma Android Recovery que não a oficial do sistema operativo, uma vez que esta chega com medidas de segurança implementadas que não te deixam flashar ROMs desenvolvidas por terceiros.

Durante muito tempo quando se fala deste tipo de processo existe uma Recovery que vem sempre à tona, a mais popular de todas é a TeamWin Recovery Project (TWRP) que acaba por ser utilizada por praticamente todos os amantes de personalização hardcore de smartphones Android. No entanto, a equipa do LineageOS acaba de disponibilizar um novo concorrente neste mundo das personalizações, a Lineage Recovery.

Gearbest Os Produtos mais vendidos com os coupons de melhor preços promotion
Os Produtos mais vendidos com os coupons de melhor preços

Nesta fase inicial a Lineage Recovery apenas suporta dispositivos A/B, de forma a garantir que todas as actualizações realizadas via OTA (over the air) decorrem sem qualquer risco do utilizador acabar com o smartphone intuilizável. De acordo com a explicação fornecida no próprio site oficial do Android, este tipo de dispositivos “reduzem a probabilidade de ficarem inactivos depois das actualizações”.

Embora não tenha sido revelado qualquer tempo estimado para a evolução desta Recovery para dispositivos que não são A/B, certamente que isso irá acontecer eventualmente, possibilitando assim a sua utilização em todos os smartphones que são suportados pelo LineageOS.

LineageOS 15.1 - TecheNet

Tens uma paixão pela tecnologia? Junta-te à equipa do Tech&Net! (Contacta-nos via email)

Ainda no post publicado no blog oficial do projecto, a equipa revelou todas as implementações realizadas no LineageOS 15.1 desde o dia 25 de Maio. Apesar de não estarem presentes o tipo de novidades que fazem deixar água na boca, vários pequenos detalhes têm vindo a contribuir de forma bastante importante para o saudável crescimento e desenvolvimento desta ROM personalizada.

Podes ver todas as novidades que o LineageOS 15.1 tem trazido directamente na publicação oficial.

| via

Smartphones com ofertas de Verão incríveis por tempo limitado!

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.