5 Dicas para poupar dados móveis no teu smartphone!

dados móveis smartphone - TecheNet

Hoje em dia utilizamos os nossos smartphones para realizar praticamente tudo quanto é tarefa no dia a dia e na grande maioria das actividades acabamos por utilizar a internet, o que por vezes acaba por trazer custos adicionais indesejados. Por isso mesmo, dicas para poupar dados móveis no teu smartphone nunca são demais!

– DICA. É fácil mudar senha WiFi dos router TP-Link! –

Muitas vezes as operadoras não nos colocam a opção de poder usufruir de dados móveis ilimitados nos nossos tarifários, e quando o fazem os preços praticados são simplesmente absurdos. Assim sendo, resta-nos apenas uma opção para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta do telemóvel, ser espertos e parar de desperdiçar a tão valiosa internet no telemóvel.




| Limitar manualmente os dados móveis no smartphone

Se nunca te aconteceu, não penses que apenas pode acontecer aos outros, pois quando tens dados móveis limitados no teu tarifário estás sempre habilitado a ultrapassar o limite imposto pela tua operadora sem dares conta a menos que faças algo para evitar que isso aconteça. Mesmo quando tens um tarifário generoso com vários GB de dados móveis incluídos, por vezes o consumo de multimédia em plataformas como o Spotify ou YouTube e/ou a utilização do smartphone como hotspot pode fazer com que esses GBs simplesmente desvaneçam em poucos dias…

Uma vez ultrapassado o limite incluído pela tua operadora, podes ter a certeza que todos os MB (sim, eles nem falam em GB) vão ser cobrados a peso de ouro. O pior de tudo é que na grande maioria das vezes só te vais aperceber quando já é tarde de mais, ou seja, quando tens uma conta na tua caixa do correio para pagar.

dados móveis smartphone - TecheNet

Limitar dados móveis no teu smartphone Android

Existem várias aplicações externas que estão disponíveis para realizar esta tarefa na Google Play Store, mas não há nenhuma que o faça tão bem como as funcionalidades já disponíveis no teu Android. Para isso basta acederes às Definições » Redes sem fios e outras » Dados Móveise terás acesso a todas as ferramentas que vais precisar para personalizar o limite de consume de dados móveis no teu smartphone. (os menus poderão ter nomes diferentes dependendo do smartphone em questão, mas todos deverão ser bastante semelhantes.)

Uma vez na secção Dados Móveis vais precisar de aceder ás definições para que possas configurar o teu ciclo de pagamento, onde vais poder configurar a data de início do teu tarifário em cada mês e também o limite de consumo de dados móveis que pretendes utilizar. Para além disso vais também poder activar o modo Poupança de Dados que de forma geral te vai ajudar a consumir menos dados móveis durante o teu dia a dia.

Gearbest Os Produtos mais vendidos com os coupons de melhor preços promotion
Os Produtos mais vendidos com os coupons de melhor preços

| Utilizar aplicações que comprimem a utilização de dados móveis

Hoje em dia já existem várias aplicações que utilizam diferentes tecnologias de compressão para reduzir a sua utilização de dados móveis, é até bastante provável que já estejas a utilizar algumas apps que já o estão a fazer sem teres dado conta. Por vezes pode parecer que a poupança é de certa forma irrelevante, mas ao longo do mês e com várias aplicações a poupar no consumo de dados, podes ter a certeza que te pode salvar de alguns dissabores.

dados móveis chrome - TecheNet

Google Chrome

O navegador da Google é sem dúvida o mais popular de entre todas as ofertas disponíveis, especialmente nos smartphones Android. Uma das funcionalidades mais importantes para os nossos objectivos chega já embutida no Google Chrome, que permite ao utilizador em poucos cliques começar de imediato a poupar dados móveis. Para activares a funcionalidade de Poupança de Dados vais precisar de aceder às Definições » Poupança de Dados Móveis directamente dentro da aplicação.

Google Chrome para Android | Google Chrome para iOS

Opera Mini

O Opera Mini é um navegador para smartphones (Android e iOS) que foi desenvolvido tendo como grande prioridade a Poupança de Dados MóveisNeste navegador a funcionalidade já vem activa de forma padrão, oferecendo ainda ao utilizador várias opções de personalização. Desta forma, vais poder não só poupar dados móveis no teu smartphone, mas também configurar toda a funcionalidade de forma a encaixar perfeitamente com as tuas necessidades.

Opera Mini para Android | Opera Mini para iOS

 

| Dá prioridade ao WiFi! Dados móveis só quando extremamente necessário

dados móveis WiFi - TecheNet

Quase todos nós temos o hábito de ligar os nossos smartphones à rede WiFi lá de casa de forma instintiva. No entanto, muitos de nós acabamos por esquecer que hoje em dia existe possibilidade de utilizar WiFi em praticamente todos os locais que frequentamos regularmente no nosso dia a dia.

Seja em centros comerciais, centro da cidade, cafés / restaurantes, estação do comboio, aeroporto, etc., hoje quase que é mais difícil encontrar um local público que não tenha WiFi disponível do que os que não têm… Na grande maioria das vezes o acesso a estas redes de WiFi é gratuita (existindo apenas pequenos pré-requisitos tal como email, check-in no Facebook, etc.), e não deves passar ao lado da oportunidade de utilizar estas redes nos locais que frequentas com grande assiduidade.

Outro ponto bastante positivo na utilização de ligação à internet WiFi em vez dos Dados Móveis é o facto de que para além de te poupar dinheiro, acaba também por poupar de forma considerável a bateria do teu smartphone!

| Sincronização de Apps? Não enquanto estás com Dados Móveis

Mesmo que muitas vezes acabemos por não dar conta do que realmente se passa no “subconsciente” do nosso smartphone, a verdade é que está constantemente a realizar dezenas de actividades a toda a hora. Entre os vários processos que acontecem em plano secundário vais poder encontrar as actualizações feitas pelas aplicações (mesmo as que não estão abertas). Os processos mais usuais que acabam por consumir bastantes Dados Móveis é as actualizações de aplicações, verificação de email (especialmente se tiveres mais de 5 contas de email configuradas como eu…), notificações das 50 redes sociais que tens instaladas e também as actualizações do estado do tempo.

Todos estes processos que decorrem constantemente em segundo plano no teu smartphone poderão acabar por te custar uma boa quantia de dinheiro do final do mês caso não tomes controlo da situação.

Desactivar sincronização de Apps no teu smartphone Android

A complexidade deste processo vai apenas depender do número total de aplicações que tens instaladas, que apesar de ser bastante simples pode revelar-se uma dor de cabeça caso tenhas mais de 100 apps instaladas. O primeiro passo é seguires a Definições » Contas e Utilizadores onde vais poder ver algumas das tuas contas e aplicações que por certo irão estar constantemente a realizar sincronização de informação via Dados Móveis. Ao te ser apresentada a lista completa, vais precisar apenas clicar no pequeno toggle em frente da aplicação/conta que pretendes desactivar a sincronização automática.

Para as restantes aplicações vais precisar de aceder a Definições » Aplicações & Notificações » Ver todas as Aplicações e selecionar a aplicação que pretendes configurar. Depois de acederes ao menu da aplicação precisas clicar em Utilização de dados e aí vais poder escolher se queres que a app utilize Dados Móveis ou só WiFi e também se poder utilizar os dados em segundo plano.




| Streaming de Música vai rebentar com o teu limite de Dados Móveis!

Com os serviços de streaming de música cada vez mais populares, o mais provável é que já estejas a utilizar um deles. Seja ele o Spotify, Apple Music ou YouTube Music, qualquer um deles te oferece a possibilidade de fazer o download das músicas para poderem ser reproduzidas em modo offline, embora que para isso precises ter uma conta premium.

Spotify Dados Móveis - TecheNet

Tens uma paixão pela tecnologia? Junta-te à equipa do Tech&Net! (Contacta-nos via email)

No caso de não teres uma conta premium em qualquer um dos serviços de streaming de música disponíveis, vais precisar recorrer aos métodos mais “old school”. Vais precisar de copiar as músicas manualmente do teu computador para o teu smartphone e depois utilizar o reprodutor de música que mais se adaptar ao teu estilo de música.

Hoje em dia praticamente todos os smartphones chegam com pelo menos 32GB de memória interna, o que é mais do que suficiente para armazenar alguns CDs de música em MP3. No entanto, mesmo os que não têm tanta memória disponível chegam muitas vezes com suporte para cartão microSD, que podes encontrar por preços extremamente acessíveis nas mais variadas lojas online.

 

| Só gastas fortunas em Dados Móveis se quiseres…

Estas foram apenas 5 Dicas para poupar dados móveis no teu smartphone que te vão poder salvar uma montanha de dinheiro ao final do mês. Existem muitas mais opções quando se fala na poupança de dados móveis em smartphones, por vezes basta seres um pouco criativo ou simplesmente perguntares a ti mesmo se precisas mesmo daquela aplicação a consumir internet quando não tens o WiFi ligado.

Uma coisa é certa, se aplicares pelo menos metade destas dicas no teu smartphone, as probabilidades de te chegar uma “super” conta do telefone a casa no próximo mês estarão muito próximas de serem nulas!

 

Tens mais algumas dicas que achas que deveriam estar nesta lista? Partilha connosco!





Smartphones & Gadgets | Promoções em cupão que não vais querer perder!

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.