Dentre os sistemas operativos mobile – como iOS, Windows Phone e Android – o terceiro da lista deixa a desejar no quesito segurança. Um dos principais motivos é uma falha na Play Store, que permite que malwares sejam hospedados em apps e baixados pelos usuários.
A loja não oferece checagem contra vírus que podem estar atrelados ao download de jogos e programas, o que torna o sistema operativo Android mais vulnerável que o iOS e que o Windows Phone.
Para manter seu aparelho seguro, confira três dicas simples:
Verifique a Reputação do App
Antes de baixar um aplicativo, verifique sua reputação na internet. Afinal, nada melhor do que ler as resenhas dos próprios usuários com relação à confiabilidade e desempenho de programas, certo?
Caso não encontre nenhum feedback disponível na rede, desconfie e hesite em baixar o aplicativo. Busque no Google e na Play Store por outro app similar. É melhor não correr riscos.
Tenha Cuidado com Aplicativos Não Cadastrados na Play Store
O Android é muito conhecido por ser um sistema operacional de fácil personalização. Por não ser muito restrito, acaba por se tornar muito simples baixar e instalar aplicativos que não pertençam à loja do Google e colocar seu aparelho em risco.
Assim sendo, evite instalar apps que não estejam na Play Store. A lógica é simples: se um aplicativo é disponibilizado pela Google para download, a garantia de segurança é maior do que em outros sites.
É importante lembrar que os aplicativos passam por uma singela varredura antes de entrar na Play Store. Sendo assim, quando um software mal intencionado é descoberto, ele é banido da loja.
De qualquer modo, mesmo que o aplicativo baixado não apresente nenhuma atitude visualmente suspeita, em background ele pode estar monitorando o uso e distribuindo seus dados de forma ilegal. Portanto, todo cuidado é pouco.
Tenha um Bom Antivírus no Celular
No fim das contas, uma das melhores formas de proteger o celular é ter um antivírus de confiança instalado no aparelho.
Caso haja algum tipo de ameaça e/ou atitude suspeita acontecendo no seu smartphone, um bom antivírus para Android pode alertá-lo para a ameaça e bloquear a ação dos malwares.
Que outra dica você daria para proteger o aparelho Android? Conte para a gente nos comentários!
*Imagens: Tudo Celular, It-Management
*Este artigo foi escrito no smartphone Samsung Galaxy Note 8
Comentários