3 Dicas para Manter seu Android em Segurança

3 Dicas para Manter seu Android em Segurança

Dentre os sistemas operativos mobile – como iOS, Windows Phone e Android – o terceiro da lista deixa a desejar no quesito segurança. Um dos principais motivos é uma falha na Play Store, que permite que malwares sejam hospedados em apps e baixados pelos usuários.

A loja não oferece checagem contra vírus que podem estar atrelados ao download de jogos e programas, o que torna o sistema operativo Android mais vulnerável que o iOS e que o Windows Phone.




Para manter seu aparelho seguro, confira três dicas simples:

Verifique a Reputação do App

Antes de baixar um aplicativo, verifique sua reputação na internet. Afinal, nada melhor do que ler as resenhas dos próprios usuários com relação à confiabilidade e desempenho de programas, certo?

Caso não encontre nenhum feedback disponível na rede, desconfie e hesite em baixar o aplicativo. Busque no Google e na Play Store por outro app similar. É melhor não correr riscos.

Tenha Cuidado com Aplicativos Não Cadastrados na Play Store

O Android é muito conhecido por ser um sistema operacional de fácil personalização. Por não ser muito restrito, acaba por se tornar muito simples baixar e instalar aplicativos que não pertençam à loja do Google e colocar seu aparelho em risco.

Assim sendo, evite instalar apps que não estejam na Play Store. A lógica é simples: se um aplicativo é disponibilizado pela Google para download, a garantia de segurança é maior do que em outros sites.

PlayStore AndroidÉ importante lembrar que os aplicativos passam por uma singela varredura antes de entrar na Play Store. Sendo assim, quando um software mal intencionado é descoberto, ele é banido da loja.

De qualquer modo, mesmo que o aplicativo baixado não apresente nenhuma atitude visualmente suspeita, em background ele pode estar monitorando o uso e distribuindo seus dados de forma ilegal. Portanto, todo cuidado é pouco.

Tenha um Bom Antivírus no Celular

Android com BitdefenderNo fim das contas, uma das melhores formas de proteger o celular é ter um antivírus de confiança instalado no aparelho.

Caso haja algum tipo de ameaça e/ou atitude suspeita acontecendo no seu smartphone, um bom antivírus para Android pode alertá-lo para a ameaça e bloquear a ação dos malwares.

Que outra dica você daria para proteger o aparelho Android? Conte para a gente nos comentários!

*Imagens: Tudo Celular, It-Management

*Este artigo foi escrito no smartphone Samsung Galaxy Note 8

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.