Segurança na Internet para Crianças e Adolescentes

Crianças utilizando smartphone - Segurança na Internet para Crianças e Adolescentes

Conforme as tecnologias avançam, maiores são as oportunidades de interação, desenvolvimento social e educacional das novas gerações. Por outro lado, também cresce o risco das ameaças online e ataques virtuais.




Para muitas famílias não é fácil lidar com esse novo momento. Mas, segurança na internet é um assunto sério e precisa ser tratado dentro de casa.

Restrições de conteúdo são tão importantes quanto o acesso e adaptação das crianças e adolescentes em relação às novas tecnologias, mas é necessário também diálogo e orientações.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de segurança e ensinamentos para as crianças e jovens que podem ajudar os pais nesse processo. Confira!

6 Dicas de Segurança na Internet Para Crianças e Adolescentes

1 – Ensine o seu Filho a Refletir Antes de Postar

Seu posicionamento na internet pode dizer muito sobre quem você é. Por isso, é preciso ensinar seus filhos que qualquer postagem pode afetar relacionamentos e oportunidades futuras.

É imprescindível refletir sobre por que realizar a postagem e quais as diversas leituras que podem ser feitas sobre ela – especialmente se for algo que possa atingir ou envolver outras pessoas.

Lembre-se e ensine que as consequências das nossas ações são postas à prova no mundo online e também refletem na “vida real”.

2 – Atenção ao Cyberbullying

Um dos maiores problemas entre crianças e adolescentes na internet é o cyberbullying. Toque no assunto, explique o que significa e incentive seus filhos a conversarem com você caso estejam recebendo mensagens ofensivas ou intimidadoras.

Mostre-se aberto para dialogar e seja amigo do seu filho. Também vale aconselhá-lo a jamais praticar esse tipo de atitude contra outras pessoas.

3 – Controle os Sites Acessados

Você pode bloquear páginas que colocam em risco a segurança e integridade dos seus filhos. Assim como também criar listas de sites seguros, divertidos e interessantes para que eles acessem.

O Internet Security da Bitdefender, por exemplo, possui uma ferramenta chamada Controle Parental, que faz exatamente isso. Além de manter os pais informados sobre as atividades online dos filhos, bloquear ligações de números desconhecidos e saber sempre onde as crianças estão – por meio de rastreamento GPS – quando elas estiverem utilizando um dispositivo móvel.

4 – Monitore Compras em Apps

Jogos e apps de entretenimento, em sua grande maioria, podem ser baixados gratuitamente. Mas, existem aqueles que estimulam a compra de atualizações ou itens que ajudam a atingir níveis elevados.

A dica para estes casos é que o menor seja ensinado a sempre pedir permissão antes de fazer qualquer compra online, principalmente em aplicativos.

Menino jogando em computador

5 – Instale um Antivírus

Não apenas em casos de proteção para crianças e adolescentes, mas um bom antivírus é essencial para manter a segurança online – e evitar as consequências do download de arquivos contaminados ou de cliques em links perigosos.

Além disso, produtos como o Internet Security permitem que os pais tenham controle de acesso e oferecem suporte em caso de ameaças digitais.

Mãe e filha navegando juntas na internet

6 – Seja um Bom Exemplo

Filhos tendem a se espelhar nas atitudes dos pais, por isso, além de incentivar e educar para que usem a internet com responsabilidade e apenas durante um tempo razoável – sem que interfira em outras tarefas –, é preciso dar o exemplo.

Mostre a importância de realizar interações seguras e como elas colaboram para que a internet seja utilizada apenas para boas ações.

E, por fim, fique de olho: é sua responsabilidade monitorar, dar atenção e dialogar sobre o conteúdo que seu filho consome na internet.

E você, tem alguma dica de segurança na internet para crianças e adolescentes? Compartilhe connosco nos comentários!



Imagens: Tim Gouw (Unsplash), ExplorerBob (Pixabay), Pixabay (Unsplash)

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.