4 dicas para deixar a Internet Mais Rápida

Internet mais rápida - Homens trabalhando em notebooks

Baixar música, ver um filme online, trabalhar e até mesmo entrar em alguma rede social – tudo isso pode ser tornar um martírio para quem tem uma conexão de internet lenta e preguiçosa, não é mesmo?

Atualmente, o Brasil ocupa a 89ª posição no ranking de redes de internet mais rápidas do mundo. A velocidade média no país é de 3,4 Mbps, muito longe dos 23,5 Mbps oferecidos pela Coreia do Sul, na ponta da lista.

Mas, você sabia que existem truques simples e fáceis para aumentar a velocidade da sua internet, sem pagar nada a mais por isso? Conheça agora 4 dicas para ter uma internet mais veloz e de fácil navegação!

Como ter uma internet mais rápida e eficaz?

1 – Verifique a velocidade real do seu plano

Antes de tudo, é preciso verificar se a velocidade da sua internet corresponde realmente aquela do serviço contratado. Para tal podemos utilizar uma ferramenta para medir a velocidade da nossa internet como, por exemplo, o SPEEDCHECK.

Vale lembrar que no Brasil, as empresas devem fornecer pelo menos 80% da taxa de transmissão média mensal e 40% da taxa de transmissão instantânea – o que é permitido por lei -, mas alguns softwares e medidas rápidas podem ajudar na hora de realizar um download ou upload.

Estando ciente sobre a velocidade atual do seu plano, você também fica sabendo qual a porcentagem mínima da velocidade que deverá receber e cobrar sua operadora por isso, caso esteja irregular.

2 – Utilize um acelerador de navegação

Com efeito quase nulo em redes consideradas velozes, os aceleradores de navegação podem ter grande efeito se utilizados em uma internet lenta.

Com eles, é possível fazer pequenas alterações no navegador, principalmente relacionados ao tamanho dos arquivos a serem baixados. Além disso, também salvam pequenos itens de um site para que, no futuro, a página carregue com mais velocidade. Os aceleradores de navegação mais populares são:

  • Ashampoo Internet Accelerator
  • Internet Turbo
  • SG TCP Optimizer   
  • Simple Net Speed

3 – Mantenha seu cache limpo, mas nem sempre

Ao acessar uma página na web, seu navegador é obrigado a baixar vários recursos existentes no site. Imagens, folhas de estilo, arquivos JavaScript e qualquer outra coisa ali presente são baixados automaticamente. Tais elementos são armazenados no cache, fazendo com que o navegador não precise baixar novamente toda vez que você acesse uma determinada página.

Manter o cache limpo possui algumas vantagens como corrigir possíveis erros de carregamento nos sites, mas armazenar novos elementos exige um pouco mais da velocidade de sua internet.

Por isso, é preciso maneirar na limpeza do cache, assim o navegador fará seu trabalho com mais eficiência e sem exigir muito da sua internet, tornando ela mais rápida e ágil.

Mesa de trabalho com notebook e vista para paisagem

4 – Evite abrir várias abas em seu navegador

Evitar utilizar muitas abas ao mesmo tempo no navegador, limpar histórico de navegação, cookies e arquivos temporários também são ações podem acelerar o desempenho da navegação na web.

Além disso, manter o computador protegido é fundamental para o bom funcionamento da internet. O antivírus gratuito da Bitdefender, por exemplo, oferece proteção contra web ataques em um software leve que não influencia na velocidade da sua navegação na rede.

E você, conhece outra dica para manter a internet mais rápida e eficiente? Compartilhe connosco nos comentários!

Imagens: Unsplash (Tim Van Der Kuip), Unsplash (Roberto Nickson)

Leia também:

Huawei Mate X, um smartphone dobrável 5G

Nokia 9 PureView: o 1º smartphone do mundo com 5 câmaras

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.