Como a tecnologia vem mudando o mercado da moda

Como a tecnologia vem mudando o mercado da moda

A tecnologia está remodelando vários aspectos do mundo da moda, desde as mudanças na cadeia comercial, através das lojas online, até alterações positivas nas etapas produtivas, com inovações voltadas para a sustentabilidade. Essas mudanças, além de amenizar os impactos negativos que a indústria têxtil provoca no meio ambiente, também causam efeitos estéticos,  mexendo com a maneira como as pessoas se vestem.

Um dos maiores exemplos disso é o modo como o consumo consciente foi amplificado pelas tecnologias de comunicação. As redes sociais se tornaram ferramentas primordiais na divulgação e no sucesso das lojas online de roupas usadas. O conceito “Brechó de Instagram” está mais em alta do que nunca.

Isso envolve novos atores na cadeia comercial das roupas: os chamados “garimpeiros”, que saem pelas ruas encontrando peças antigas para revender na internet. A compra e venda de roupas usadas tem um impacto muito positivo na natureza, já que são muitos os malefícios envolvidos na produção têxtil, como a contaminação do solo no plantio de algodão e o uso de recursos naturais limitados na confecção de tecidos sintéticos. A alteração nos padrões de consumo é um dos comportamentos indispensáveis para a sustentabilidade.

Além dos impactos naturais, esse hábito impulsionado pelas conectividades do mundo atual também interfere nas tendências. Não é à toa que cada vez mais vemos peças que estavam ultrapassadas voltarem com tudo para o nosso dia-a-dia, como a mom-jeans, peça de grande sucesso dos anos 80 que está em alta novamente. Ou seja, a moda “vintage” não é apenas mais uma opção estética, mas sim uma consequência do consumo sustentável que é potencializado pelas tecnologias.

Estilo vintage

Outro exemplo de tecnologia que muda o mundo da moda e também ajuda o planeta é o Provador Virtual, software que utiliza um croqui virtual para aprovação ou reprovação de modelos. Esse simples programa elimina a necessidade da confecção de várias peças-piloto durante o processo produtivo da indústria têxtil, permitindo que os ajustes sejam feitos virtualmente e economizando muita matéria prima, deixando a produção com menores impactos ambientais.

Além dos grandes benefícios para o planeta, a junção entre moda e tecnologia também pode trazer melhoras significativas para a saúde da população. É o caso dos dispositivos vestíveis, que antes eram vistos apenas dentro do campo tecnológico, mas com algumas transformações, se aproximam cada vez mais da moda.

A personalização e adaptação dos dispositivos vestíveis, seguindo as tendências fashionistas, são mais incentivos para que a população compre essa ideia e passe a utilizar estes equipamentos/roupas como parte integrante do cotidiano. Dessa maneira, há um controle maior de vários fatores que interferem no funcionamento de nosso corpo, como os batimentos cardíacos e a qualidade do sono.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.