Já passou algum tempo desde que ouvimos as primeiras informações sobre os planos de monetização do Telegram, que ao contrário do WhatsApp, nunca teve uma estratégia clara para fazer dinheiro.
Agora, quase um ano após as primeiras revelações feitas por Pavel Durov (fundador do Telegram), a plataforma está finalmente a testar a sua primeira forma de monetização.
No entanto, a plataforma recusa adotar tradicionais publicidades, explorando primeiro uma nova opção à qual chamaram “mensagens patrocinadas”. Esta nova implementação vai permitir aos utilizadores promover os seus canais e bots.
Como vão funcionar as mensagens patrocinadas no Telegram
Um dos pontos de destaque destas novas mensagens é que vão apenas ser publicadas em canais, ficando assim a garantia de que os utilizadores não serão perturbados por publicidade nas suas mensagens privadas.
Estas limitações vão ainda mais longe, sendo confirmado que as mensagens patrocinadas também não poderão ser publicadas em grupos.
De acordo com Durov, as mensagens patrocinadas vão permitir aos utilizadores fazer chegar o seu produto ou canal a milhares de utilizadores com grande facilidade, sempre com a garantia de que apenas é apresentada em canais relevantes.
“Se utilizas o Telegram como a plataforma de mensagens que lançámos em 2013, nunca vais ver mensagens patrocinadas. Mensagens patrocinadas não podem aparecer na lista de conversas, mensagens privadas ou grupos”
Pavel Durov
Esta nova implementação tem também uma característica que apesar de ainda não ter sido implementada, poderá fazer com que se torne ainda mais popular. De acordo com Durov, eventualmente irão dar a oportunidade a gestores de canais receber parte das receitas geradas com as mensagens patrocinadas.
Outros artigos interessantes: