A Counterpoint Research continua a publicar várias análises de mercado no que respeita à evolução das várias fabricantes de processadores, sendo que o grande destaque continua a recair sobre a MediaTek e Qualcomm.
Ainda que a Qualcomm seja a mais popular/procurada no segmento topo de gama, a MediaTek continua a realizar um trabalho fenomenal nos restantes segmentos de mercado. Durante o último trimestre (julho a setembro), a MediaTek além de continuar na frente da corrida, conseguiram aumentar consideravelmente a distância para a Qualcomm.
Por esta altura em 2020 a Qualcomm tinha uma quota de mercado de 28%, enquanto a MediaTek liderava com 33%. Atualmente, a Qualcomm perdeu 1% da sua presença, enquanto a sua rival conseguiu um aumento de 7%, alcançando uma quota de 40%.
Um dos grandes motivos para este salto de gigante é o grande aumento na procura de processadores 4G, devido à quebra de stock dos processadores 5G. Em termos de rácio, a MediaTek viu os seus processadores serem utilizados em 2 de 5 smartphones.
Crescimento da MediaTek seguido de perto por inesperada “rival”
Obviamente que não se pode comparar a dimensão de ambas as fabricantes, tornando-se também difícil comparar o significado das suas margens de crescimento. Ainda assim, especialmente se considerarmos que a Qualcomm e Samsung perderam bastante relevância, não deixa de ser impressionante observar a UNISOC aumentar a sua quota de mercado para 10% (subida de 6%).
Será interessante ver como irá continuar a evolução do mercado dos processadores para dispositivos móveis, especialmente com a chegada dos modelos topo de gama de nova geração.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
[mc4wp_form id=”104690″]
Outros artigos interessantes:
Comentários