Quando olhamos para smartphones Android existem essencialmente duas fabricantes de processadores, a Qualcomm e a MediaTek. Se por um lado a Qualcomm continua a dominar o segmento topo de gama, hoje em dia com o Snapdragon 8 Gen 2, a MediaTek é a que melhor desempenho apresenta no segmento gama-média.
No entanto, apesar da Qualcomm dominar nos topos de gama há largos anos, parece que o seu reinado poderá ter fim à vista. Segundo informações adiantadas pelo reconhecido leaker Digital Chat Station na rede social Weibo, o novo processador MediaTek Dimensity 9200+ conseguiu superar o atual “Rei dos topos de gama”, Snapdragon 8 Gen 2.
Estas afirmações surgem após ambos os processadores terem sido testados na plataforma AnTuTu. No que respeita aos resultados dos testes, o processador Dimensity 9200+ conseguiu um total superior a 1.35 milhões de pontos, enquanto o Snapdragon 8 Gen 2 se fica pelos 1.33 milhões.
Em termos práticos esta diferença deverá ser quase impossível de se notar, mas o que mais importa é o facto da MediaTek conseguir finalmente colocar-se no mesmo patamar da Qualcomm.
Até hoje, as fabricantes optam maioritariamente por utilizar processadores da Qualcomm nos seus smartphones topo de gama, muito graças à clara preferência dos seus utilizadores. No entanto, a MediaTek sempre se destacou por praticar preços muito mais acessíveis, o que se reflete depois nos preços dos smartphones quando chegam aos mercados.
Por isso, caso consigam consistentemente igualar (ou superar) as ofertas da Qualcomm, é possível que comecemos a observar alterações consideráveis nas apostas de algumas fabricantes.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: