A Surfshark, uma das melhores fornecedoras de VPN, acaba de lançar uma nova funcionalidade significativa. Trata-se do IP Dedicado, um endereço IP único e específico que é atribuído a um único utilizador. Deste modo, é possível desfrutar da proteção de uma VPN, com todas as vantagens de um IP fixo.
Disponível para todos os principais sistemas operativos, os utilizadores podem escolher, por agora, entre seis localizações, mediante o pagamento de uma taxa mensal adicional.
As vantagens de usar um IP dedicado
À semelhança de qualquer outra VPN, quando te ligas a um dos servidores da Surfshark, é-te atribuído um endereço IP aleatório. Isto significa que o mesmo IP pode ser atribuído a outros utilizadores. Isso é ótimo por motivos de segurança, pois garante o anonimato, mas pode por vezes criar alguns inconvenientes.
“Como um IP Dedicado é usado exclusivamente por uma pessoa, os utilizadores podem esperar uma experiência de VPN mais estável, com menos solicitações CAPTCHA e menos probabilidade de serem bloqueados por websites. Um IP Dedicado também é uma excelente solução para aceder a servidores remotos ou plataformas bancárias, que geralmente requerem um endereço IP consistente”, disse Justas Pukys, gestor de produto de VPN na Surfshark.
Privacidade garantida com o modo anónimo
Um IP dedicado funciona exactamente como qualquer outra ligação VPN: encripta a ligação das pessoas e mascara a sua localização real. Mas, ao contrário de um IP estático aleatório, o endereço IP é usado apenas por uma pessoa e mantém-se o mesmo sempre que o utilizador se liga.
Neste momento, podes estar a questionar-te se o teu anonimato online poderá ser negativamente afetado por esta mudança. Um IP aleatório partilhado por várias pessoas ao mesmo tempo, parece ser uma opção melhor para garantir a privacidade do utilizador – pelo menos em teoria. É também verdade que um IP Dedicado está associado a um único endereço de email, o que significa que o fornecedor pode ser capaz de ver o que fazes online.
A Surfshark afirma ter resolvido este problema ao desenvolver um chamado modo anónimo. Pukys afirmou: “Esta funcionalidade permite aos utilizadores desassociar o seu IP Dedicado do seu endereço de email, garantindo que até mesmo a Surfshark desconhece a identidade do proprietário do IP.”
Novas localizações em breve e outros serviços de VPN
O IP Dedicado da Surfshark está disponível para as suas aplicações VPN Windows, macOS, Android e iPhone. A funcionalidade também é compatível com todos os protocolos VPN oferecidos, incluindo o rápido e seguro WireGuard. Nos nossos últimos testes, a Surfshark emergiu como a VPN mais rápida quando ligada a este protocolo.
No momento da escrita, os utilizadores podem escolher entre seis localizações. Quatro delas são nos EUA (Nova Iorque, San Jose, Los Angeles e Dallas), uma em Londres, no Reino Unido, e outra em Amesterdão, nos Países Baixos. Em breve serão lançadas mais localizações, incluindo Milão (Itália), Paris (França), Toronto (Canadá), Sydney (Austrália), Tóquio (Japão) e mais.
Dirige-te à página da conta Surfshark e toca na nova secção IP Dedicado. Esta está localizada logo abaixo da secção VPN. Uma vez aí, clica em “Upgrade”. O IP Dedicado da Surfshark custa uma taxa mensal adicional de $3,75. É importante notar que o número de IPs Dedicados é limitado, pelo que a localização escolhida pode não estar sempre disponível para compra.
A Surfshark não é a única fornecedora de VPN no mercado a oferecer um IP dedicado. Outros serviços que se orgulham de uma funcionalidade similar incluem NordVPN, CyberGhost, Private Internet Access (PIA) e Windscribe.
Outros artigos interessantes: