TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Emirados Árabes Unidos dão ok para veículos autónomos da WeRide

Jorge Montez por Jorge Montez
05/07/2023
Em Mobilidade Elétrica

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) deram um importante passo rumo à implementação de veículos autónomos no país. A empresa chinesa de condução autónoma WeRide obteve a primeira licença nacional para realizar testes de veículos autónomos de nível 4 nas estradas públicas dos EAU.

Veículos autónomos
Foto: weride

A licença concedida pela SAE (Society of Automotive Engineers) permite que a WeRide teste os seus veículos sem intervenção humana em determinadas condições de condução. Essa conquista representa um avanço significativo para o Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante dos EAU, que tem a visão de tornar 25% dos transportes do país totalmente autónomos até 2030.

Política nacional para veículos eléctricos

Além da licença concedida à WeRide, o Conselho de Ministros dos EAU também aprovou uma abrangente política nacional para veículos eléctricos na última segunda-feira. Essa política tem como objetivo impulsionar a adoção de veículos eléctricos no país, incluindo a construção de uma rede nacional de carregamento e a regulação do mercado de veículos eléctricos.

Um dos estímulos dessa política é o desenvolvimento de indústrias relacionadas, como a dos veículos autónomos. A integração desses veículos pode reduzir as emissões e preservar a qualidade das estradas, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável.

Dubai e os testes de veículos autónomos

A cidade mais populosa dos EAU, Dubai, tem sido um local de destaque nos testes de veículos autónomos nos últimos anos. Em 2019, a Autoridade de Estradas e Transportes (RTA) de Dubai organizou a Conferência Mundial sobre Transportes Autónomos, reunindo líderes da indústria nesse campo. A conferência deste ano, marcada para setembro, contará com um concurso no qual empresas e instituições académicas apresentarão suas soluções de autocarros autónomos.

A RTA tem como objetivo reduzir o número de veículos nas estradas de Dubai e aumentar a frota de robotáxis para 4.000 veículos até 2030. Nesse contexto, a Cruise, subsidiária da General Motors sediada em São Francisco, também está presente em Dubai, realizando testes e desenvolvendo robotáxis. A Cruise planeia lançar o seu robotaxi feito sob medida, o Cruise Origins, nas ruas de Dubai ainda este ano.

WeRide expande presença

Enquanto isso, a WeRide está a expandir sua presença tanto nos EAU como noutros lugares do Médio Oriente. A empresa anunciou que irá testar “todos os tipos de veículos autónomos” no país, incluindo robotáxis, robobuses, robovans e varredores de rua autónomos. A WeRide já tem realizado testes de robotáxis em algumas estradas públicas dos EAU ao longo do último ano.

A empresa chinesa também está de olho na Arábia Saudita, tendo anunciado planos de colaboração com a Saudi Artificial Intelligence Company para lançar uma rota de robobus no país vizinho.

Perspetivas futuras

Com a licença concedida à WeRide e a política nacional para veículos eléctricos, os Emirados Árabes Unidos estão a dar passos importantes na direção de uma mobilidade autónoma e sustentável. Essas iniciativas impulsionam a pesquisa, o desenvolvimento e os testes de veículos autónomos, tornando o país um dos pioneiros nesse campo. A expectativa é que essas tecnologias transformem significativamente o cenário dos transportes nos EAU e promovam uma mobilidade mais eficiente e ecológica.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis BYD. Tudo o que quer saber sobre a marca chinesa
  • Xiaomi Electric Scooter 4 e 4 Lite já chegaram a Portugal
  • Tesla mostra o seu robô humanoide
Tags: EAUEmirados Árabes UnidosEVveículos autónomosveículos elétricosWeRide
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Byd seal 08 (2)
Carros Elétricos

BYD Seal 08: imagens oficiais na neve revelam o novo rival da Tesla

09/02/2026
Volvo_xc70 suv
Carros Elétricos

Volvo desafia GM e promete: o Apple CarPlay fica para sempre

28/01/2026
Toyota ev
Carros Elétricos

Toyota levanta o véu sobre novo SUV elétrico de 3 filas: o Highlander EV está a chegar?

27/01/2026
Tesla mexico
Tesla

Tesla afunda na Europa enquanto os elétricos batem a gasolina pela primeira vez

27/01/2026
Byd sealion 06 ev
Carros Elétricos

BYD dispara 268% na Europa e ameaça o reinado da Tesla em 2025

27/01/2026
Waymo - tesla
Carros Elétricos

Fundador da Waymo ataca Tesla, mas os seus carros ignoram autocarros escolares

22/01/2026

Últimas notícias

Montage chips

Montage: chips de IA chineses disparam 57% na estreia em Hong Kong

09/02/2026
Byd seal 08 (2)

BYD Seal 08: imagens oficiais na neve revelam o novo rival da Tesla

09/02/2026
Huawei mate 80 (2)

Huawei Mate 80 atinge 2,8 milhões e esmaga vendas do Xiaomi 17 Ultra

09/02/2026
QNAP

OpenAI Dime: auriculares com IA chegam em 2026 para substituir o ecrã

iPhone 17e: Gurman confirma chip A19 e MagSafe pelo mesmo preço de 599$

Netflix promete baixar preços com a compra da Warner Bros.

Vivo X Fold 6: câmara de 200 MP pode torná-lo o dobrável com melhor fotografia

Windows 11: Microsoft agora “impinge” o Copilot durante a instalação do sistema

Project Hail Mary: trailer final revela alien Rocky e promete lágrimas

Xiaomi 18 Pro: o monstro de 6.3 polegadas com duas câmaras de 200 MP

LineageOS 23.2: o visual ‘Pixel’ chega às ROMs com Material 3 Expressive

Xiaomi lança fechadura inteligente que se instala sem furos ou técnicos

Sugestões de prendas tecnológicas da TP-Link para o Dia dos Namorados

Horizon Hunters Gathering: 3 jogadores contra máquinas letais

Breitling e Aston Martin: uma aliança global para a Fórmula 1

Nova funcionalidade do Spotify revela histórias das canções

Claude Opus 4.6: Anthropic foca raciocínio e economia

Canon expande Série L com 2 objetivas ultra grandes-angulares

Snapdragon 8 Elite Gen 6: tecnologia da Samsung pode acabar com o sobreaquecimento

Rabo de Peixe: a última viagem dos ‘Rapexinhos’ estreia a 10 de abril

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.