Com o lançamento do iPhone 15 Pro, os entusiastas da Apple aguardavam ansiosamente as novas funcionalidades e melhorias. No entanto, nem tudo foi como esperado. Alguns utilizadores do novo iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max têm relatado problemas de sobreaquecimento. Mas a boa notícia é que a Apple já tem uma solução à vista.
A empresa confirmou que planeia lançar uma atualização do iOS 17 para resolver o bug que pode estar na origem deste problema. Esta atualização, segundo a Apple, deverá ser suficiente para corrigir a situação, tranquilizando, assim, os milhares de utilizadores que têm vindo a queixar-se deste inconveniente.

Origem do problema
Curiosamente, a empresa também apontou algumas aplicações de terceiros como possíveis culpadas pelo sobreaquecimento. Entre estas, encontram-se nomes populares como Instagram, Uber e o jogo Asphalt 9: Legends. A sobrecarga no sistema causada por estas aplicações pode ser um dos fatores que contribui para o sobreaquecimento. Contudo, a Apple está em estreita colaboração com os programadores destas aplicações para que tudo seja resolvido o mais rapidamente possível. E há boas notícias para os fãs do Instagram: a aplicação já lançou uma atualização que resolve o problema.
Em comunicado, a Apple explicou: “Identificámos algumas condições que podem fazer com que o iPhone fique mais quente do que o esperado. Durante os primeiros dias após a configuração ou restauração do dispositivo, este pode sentir-se mais quente devido à atividade de fundo aumentada. Contudo, este comportamento é temporário e padrão em novos smartphones. Também encontrámos um bug no iOS 17 que afeta alguns utilizadores, e que será corrigido numa atualização de software. Estamos a trabalhar com os programadores de aplicações de terceiros para resolver problemas que sobrecarregam o sistema e já estão em processo de lançamento de correções.”
E o hardware?
Para os utilizadores que estavam preocupados com a possibilidade de o problema estar no design ou nos materiais usados no iPhone 15 Pro, a Apple deu uma garantia: a estrutura de titânio e a subestrutura de alumínio do iPhone 15 Pro não são a causa do sobreaquecimento. Portanto, podemos descartar um problema de hardware.
A correção para este bug chegará com o iOS 17.1, que atualmente se encontra em fase beta. Espera-se que esta atualização seja lançada no final de outubro. No entanto, não será de estranhar se a Apple decidir lançar uma correção mais cedo, tal como uma atualização mais pequena, nomeadamente o iOS 17.0.3.
A empresa também fez questão de tranquilizar os utilizadores ao afirmar que não vai reduzir o desempenho do processador A17 Pro como parte da correção relacionada com a temperatura. Assim, os utilizadores poderão continuar a desfrutar do potente desempenho que estes smartphones têm para oferecer.
Outros artigos interessantes: