A TEAM LEWIS, agência global de marketing, anunciou hoje, 4 de junho de 2025, em Lisboa, o lançamento do Training for Trust™ (TFT).
A empresa apresenta este serviço como o primeiro de análise biométrica a nível mundial concebido para a formação de porta-vozes, desenvolvido nos seus novos estúdios de Inteligência Artificial (IA).

O TFT utiliza uma combinação de IA, software de reconhecimento facial, de voz e de contacto visual, juntamente com análise baseada em máquinas e modelos próprios.
O objetivo é fornecer avaliações detalhadas para a formação de porta-vozes e a preparação de discursos e apresentações públicas.
Training for Trust™ (TFT): Análise detalhada e resultados práticos
A ferramenta de análise biométrica monitoriza o contacto visual e a direção do olhar dos porta-vozes. Analisa também o discurso em termos de conteúdo, ritmo, volume e clareza, bem como as reações e expressões faciais, hesitações e apoios linguísticos. Em poucos minutos, identifica e analisa momentos do discurso e realiza uma modelação emocional com base em parâmetros como compostura, preocupação, tensão e interesse.

Posteriormente, a IA resume os resultados segundo critérios como a fiabilidade, confiança, credibilidade, envolvimento e autenticidade transmitidas pelo orador. A ferramenta pode ainda analisar os materiais de suporte em PowerPoint. O resultado é um relatório detalhado com sugestões de melhoria, um índice de confiança (Trust Score) e um plano personalizado de necessidades de formação. O serviço de análise biométrica destina-se a porta-vozes sénior e pode simular situações como entrevistas televisivas ou transmissões em direto nas redes sociais.
Aplicações alargadas e disponibilidade global
O Training for Trust™ da TEAM LEWIS possui múltiplas aplicações, desde comunicações internas e com stakeholders, análise de investidores, relatórios de segurança, preparação para litígios e processos de conformidade, até formação em situações de crise e avaliação de candidatos. Prevê-se a sua utilização nos setores público e privado, abrangendo áreas como banca, finanças, automóvel, biotecnologia, cibersegurança, energia, saúde e tecnologia.
A TEAM LEWIS oferecerá utilização prioritária do serviço aos seus clientes globais a partir das instalações na sede da agência, em Londres. Ao longo de 2025 e 2026, o serviço de de análise biométrica será alargado aos restantes estúdios dos 26 escritórios da TEAM LEWIS em todo o mundo.
Yvonne van Bokhoven, Chief Operating Officer da TEAM LEWIS, referiu que este é o primeiro sistema automatizado que permite testar a integridade dos porta-vozes de forma objetiva e comparável, e que uma futura versão integrará a avaliação de reputação.
Inês Barbosa, Diretora da TEAM LEWIS Portugal, destacou que o serviço representa uma melhoria na formação de porta-vozes e uma vantagem estratégica. Steve Smith, da Schneider Electric, um cliente da TEAM LEWIS, comentou que a formação proporciona um ambiente realista e que os relatórios detalhados são instrumentos eficazes para a melhoria do desempenho.
Este novo serviço de análise biométrica da TEAM LEWIS introduz uma abordagem baseada em dados para a formação de porta-vozes. A iniciativa visa aumentar a eficácia da comunicação e construir confiança de forma mensurável.
Outros artigos interessantes: