TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ciberataque a Susie Wiles revela falhas de segurança

Vulnerabilidades expostas: a falha de segurança no alto escalão dos EUA

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
04/06/2025
Em Segurança

Um ciberataque ao telemóvel pessoal de Susie Wiles, chefe de gabinete da Casa Branca, expôs fragilidades na segurança de dispositivos móveis.

O acesso à lista de contactos do aparelho permitiu aos atacantes personificar Susie Wiles em comunicações com altos funcionários do governo, senadores, governadores e executivos de empresas norte-americanas. Em algumas dessas interações, foi utilizada inteligência artificial para simular a sua voz.

Ciberataque a susie wiles revela falhas de segurança

O incidente, considerado grave e uma ameaça à segurança das comunicações governamentais, está sob investigação pelo FBI e pela Casa Branca.

A Check Point Software Technologies Ltd. utiliza este e outros eventos para alertar que os dispositivos móveis se converteram em alvos preferenciais para atividades ilícitas informáticas, dado o volume de dados sensíveis que processam e armazenam.

Detalhes do incidente na Casa Branca

Os atacantes exploraram os contactos armazenados no telemóvel pessoal de Susie Wiles para enviar mensagens de texto e realizar chamadas.

A solicitação para transferir conversas para plataformas alternativas, como o Telegram, gerou desconfiança entre alguns destinatários, o que levou à descoberta do esquema e ao início de uma investigação formal.

Embora não tenha sido confirmado oficialmente o recurso a spyware ou a violação de contas na nuvem neste ataque, o uso de voz sintética representa uma evolução nas táticas de engenharia social.

Este não é o primeiro caso de cibersegurança a envolver Susie Wiles. Em 2024, o seu correio eletrónico pessoal foi comprometido por piratas informáticos alegadamente iranianos, que acederam a documentos confidenciais.

O presente incidente soma-se a outras falhas de segurança, como um ataque recente à plataforma TeleMessage, utilizada por assessores do governo para comunicações sensíveis, que comprometeu dados de dezenas de funcionários federais.

Estes eventos expõem vulnerabilidades nas práticas de cibersegurança governamentais, nomeadamente no uso de dispositivos pessoais para comunicações oficiais. (Informações baseadas nos detalhes adicionais fornecidos.)

Aumento de ameaças a entidades governamentais

Dados da Check Point Research (CPR) indicam que os organismos governamentais enfrentaram uma média de 2.678 ciberataques semanais durante o primeiro trimestre de 2025. Este valor representa um acréscimo de 51% em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Nos últimos seis meses, o setor governamental e militar foi o mais atingido por ciberataques direcionados a dispositivos móveis, ultrapassando todas as outras indústrias.

Em Portugal, o setor da Administração Pública e Defesa posiciona-se como o terceiro mais afetado por software malicioso. Regista-se uma média de 2.025 ataques semanais por organização, conforme os dados mais recentes de um relatório interno de ciberameaças da Check Point.

Necessidade de novas abordagens e medidas

Glen Deskin, da Check Point, defende que a segurança móvel exige uma abordagem de “Zero Trust”, onde nenhum dispositivo é considerado seguro por defeito.

Peritos em cibersegurança recomendam que funcionários públicos evitem usar dispositivos pessoais para assuntos oficiais, adotem autenticação multifator e recebam formação contínua.

Deskin sublinha a importância de ferramentas como Mobile Threat Defense (MTD) e deteção de anomalias baseada em IA, embora poucas organizações as utilizem.

A Casa Branca comunicou que encara com seriedade a cibersegurança da sua equipa e que o incidente se encontra sob análise detalhada. O FBI e a Casa Branca continuam a investigar a origem e o alcance do ataque a Susie Wiles.

Em suma, os incidentes reportados e os dados apresentados demonstram um aumento das ameaças à segurança de dispositivos móveis, com particular incidência no setor governamental. Torna-se premente a adoção de estratégias de cibersegurança específicas, formação adequada e medidas proativas para mitigar estes riscos.

Outros artigos interessantes:

  • Nova gama LG XBOOM by will.i.am chegou a Portugal
  • Shortcutz no Ático: Curtas e música no Coliseu Porto Ageas
  • HP lança Workforce Experience Platform
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Segurança residencial no verão exige reforço de medidas preventivas
Segurança

Segurança residencial no verão exige reforço de medidas preventivas

23/06/2026
Hackathon policial identifica redes de exploração sexual em plataformas de subscrição
Segurança

Hackathon policial identifica redes de exploração sexual em plataformas de subscrição

20/06/2026
Discord age verification
Segurança

Discord testa verificação de idade com cartões e Google Wallet

20/06/2026

Últimas notícias

Oferta Prime Day: Apple iPhone Air está com preço histórico

YouTube: Plataforma chega a acordo com jovem por danos à saúde mental

Prime day traz gráfica MSI RTX 5060 Ti a preço de amigo

Call of Duty: CEO da Xbox afirma que a franquia superou a Marvel

Se queres criar conteúdo: a Sony Alpha ZV-E10K arrasa no Prime Day

Google Home Speaker: O ecrã inteligente que todos queriam ficou na gaveta

Monitor de gaming AGON PRO AGP277QKDC chega em julho por 899€

8 recomendações para usar IA no seu negócio com eficácia

Prime Day: Poupança de 398 euros no brutal Garmin Fenix 8 Pro Zafiro

CP testa internet da Starlink nos Alfa Pendular para melhorar Wi-Fi

Oracle despede 21 mil trabalhadores na corrida pela inteligência artificial

Poupa 318 euros na Nikon Coolpix P1100 durante Prime Day: vais deixar escapar?

Google investe milhares de milhões em chips TPU para destronar a Nvidia

Samsung Galaxy S26 FE surge novamente no Geekbench

Desconto brutal no Prime Day: o DJI Osmo Pocket 3 está imperdível

Apple iPhone Ultra: Ecrã dobrável já está em produção pela Samsung

Segurança residencial no verão exige reforço de medidas preventivas

Loucura no Prime Day: o colossal Samsung Odyssey Neo 57 derreteu preços

Lenovo Tab Plus Gen 2 traz 9 colunas JBL incorporadas

Motorola Edge 70 Max: O novo topo de gama que promete surpreender

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.