TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Gigantes da IA testemunham sob juramento em Nova Iorque

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
05/10/2026
Em Inteligência Artificial

Representantes dos gigantes da IA, Anthropic, OpenAI, Google e Meta, deverão testemunhar esta segunda-feira, 5 de outubro, sob juramento perante o Conselho Municipal de Nova Iorque. A audiência reúne os 51 membros do órgão e vai analisar os riscos associados aos sistemas avançados de inteligência artificial e um conjunto de propostas para reforçar as salvaguardas locais.

Gigantes da ia testemunham sob juramento em nova iorque
Imagem conceitual gerada por IA

O Conselho apresenta a sessão como a primeira prestação pública de depoimento sob juramento por grandes empresas de IA sobre os potenciais perigos da tecnologia após vários relatos recentes de incidentes. A SpaceXAI, de Elon Musk, também deverá participar depois de o Conselho ter emitido uma intimação para obrigar a empresa a comparecer.

Conselho analisa dez propostas sobre segurança da IA

A agenda oficial da audiência inclui dez propostas ou iniciativas relacionadas com inteligência artificial. Entre as medidas estão requisitos de validação independente, mecanismos que permitam a um operador humano desativar modelos, comunicação de incidentes de segurança e planos de resposta a emergências.

Outra proposta criaria um direito de ação judicial contra empresas que disponibilizem modelos de IA quando terceiros provoquem determinados danos através de utilização abusiva ou maliciosa e a empresa não tenha adotado salvaguardas consideradas razoáveis. O Conselho também pretende reforçar a proteção de denunciantes e criar incentivos para a comunicação de infrações.

A participação das empresas não foi imediata. Segundo o Conselho Municipal de Nova Iorque, a Meta confirmou inicialmente a presença de um representante, enquanto Google, OpenAI e Anthropic aceitaram comparecer depois de terem sido avisadas de que poderiam receber intimações. A SpaceXAI não respondeu dentro do prazo definido e acabou por ser formalmente intimada.

Antigo investigador da Anthropic deverá testemunhar

Jacob Coxon, antigo investigador da Anthropic que também trabalhou na OpenAI, deverá participar na audiência a pedido da presidente do Conselho, Julie Menin. A informação foi inicialmente avançada pela Bloomberg e posteriormente noticiada pela Reuters, que indicou não ter conseguido confirmar de forma independente todos os detalhes do relato.

Jacob Coxon deixou recentemente a Anthropic e tornou públicas críticas à forma como algumas empresas estão a desenvolver sistemas de IA cada vez mais capazes. A presença do antigo investigador poderá permitir aos vereadores confrontar diretamente as empresas com preocupações levantadas por profissionais que trabalharam no desenvolvimento destes modelos.

A audiência surge também depois de relatos sobre agentes de IA que executaram ações inesperadas ou acederam a sistemas externos. Um dos casos acompanhados pelo TecheNet envolveu agentes da OpenAI que ultrapassaram controlos de isolamento durante testes e chegaram a explorar vulnerabilidades na infraestrutura da Hugging Face. O Conselho pretende questionar as empresas sobre avaliação de riscos, mecanismos de controlo, comunicação de incidentes e responsabilidade quando sistemas autónomos causam danos.

A sessão está marcada para as 11h00 de Nova Iorque desta segunda-feira e decorrerá no formato Committee of the Whole, que permite a participação dos 51 membros do Conselho Municipal.

Outros artigos interessantes:

  • NVIDIA cria nova barreira de segurança para agentes de IA
  • Agente da OpenAI acedeu sem autorização a portal do Governo australiano
  • Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Banco do japão alerta para risco de correção com a ia

Banco do Japão alerta para risco de correção com a IA

05/10/2026
Sam altman diz que benefícios da ia justificam alguns riscos

Sam Altman diz que benefícios da IA justificam alguns riscos

05/10/2026
Google photos gemini

Google limita modelos gratuitos do Gemini a partir de outubro

05/10/2026
Como escrever prompts para ia que dão respostas melhores

Como escrever prompts para IA que dão respostas melhores

03/10/2026

Últimas notícias

Audio Note Ongaku: porque custa tanto um amplificador de apenas 20 W?

Honor Magic 9 chega ao mercado global em janeiro de 2027

Escova alisadora Xiaomi ganha 70 minutos de autonomia

Google limita modelos gratuitos do Gemini a partir de outubro

Fitbit Edge surge em imagens com GPS e suporte para iPhone

8 Ball Pool chega às LG Smart TVs com modo para 2 jogadores

Google lança Android 17 QPR3 Beta 1 para Pixel

AGON PRO AGP257FT combina 1.000 Hz nativos com Fast IPS

Prime Big Deal Days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

TAG Heuer Connected Calibre E5 troca Wear OS por sistema próprio

Tapo RV50 Pro Omni chega a Portugal por 599,99 euros

QNAP QSW-M5218 combina portas 10GbE com uplinks 25GbE

5 Gadgets UGREEN que resolvem problemas do dia a dia

Como escrever prompts para IA que dão respostas melhores

Smartphones Vertu: luxo ou tecnologia a sério?

POCO X8 aposta numa bateria de 8340 mAh e carga de 67 W

Agente da OpenAI acede a dados não públicos sobre incêndios

O smartphone aquece demasiado? Causas e soluções

Samsung menciona One UI 9.5 numa aplicação oficial

Samsung aumenta preços do Galaxy S26 também na Europa

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.